Ressaca do sono. Entenda como ela afeta seu corpo!
Você já ficou bêbado de sono?
Sim, bêbado, com as mesmas sensações de perder a consciência após ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.
O sentimento natural de ressaca após consumir muito álcool é muito semelhante depois de abdicar de muito sono. Esse hábito é chamado de ressaca do sono.
Eu não sei se você bebe ou se alguma vez na vida já passou do ponto na bebida e acordou no dia seguinte com aquela ressaca das bravas.
Independentemente se você teve ou não essa experiência, você certamente já viu alguma experiência do estado de alguém após encher a cara, ou tem aquele amigo ou parente que sempre passa do ponto quando o assunto é bebida.
Essa sensação de leseira na comunicação entre cérebro e neurônios, combinada com um mal estar físico, são sintomas presentes em quem abdica noites de sono constantemente também.
É a chamada ressaca do sono, sensação de fraqueza, falta de concentração e perda de memória quando você nem lembra a última vez que dormiu direito – ou sequer dormiu.
Se você se identifica com essa necessidade de dormir mais, é importante que você compartilhe esse post nas suas redes sociais.
E com isso você ajuda também a outras pessoas que sofrem com a mesma questão. Eles entenderão o recado e poderão dar passos para controlar melhor o seu descanso e a sua noite de sono.
Agora prossiga com a leitura deste artigo e entende o que é a ressaca do sono, e como ela pode prejudicar sua saúde.
➥ Quero tirar minhas dúvidas pessoais com o Dr. João Gallinaro
Ressaca do sono, clinicamente falando
O estudo que conclui os fatores da ressaca do sono, que relaciona o estado de pessoas que possuem problemas para dormir com as que exageram no consumo de álcool, foi publicada na revista inglesa especializada em medicina, Nature Medicine.
A pesquisa analisou 12 pacientes com distúrbios cerebrais e que passariam por procedimentos cirúrgicos para o tratamento de epilepsia, doença que afeta o sistema nervoso e o quadro cerebral, ocasionando constantes convulsões.
Justamente devido às convulsões, os 12 pacientes analisados foram equipados com eletrodos, que identificavam a localização das possíveis convulsões.
No período pré-operatório, foram realizados alguns exames e testes. Um deles solicitava aos pacientes a organização de uma série de imagens no menor espaço de tempo.
A análise da quantidade de neurônios ativados pelo cérebro durante a atividade, segundo o levantamento da pesquisa, era menor com o passar do tempo devido ao cansaço.
Conclui-se assim que o cansaço proveniente da falta de sono interfere na capacidade de atividade dos neurônios, assim como a ressaca.
Por isso o termo ressaca do sono.
Ou seja, ficar sem dormir é uma coisa muita séria, pois o sonso não pode ser negligenciado.
➥ Quero tirar minhas dúvidas pessoais com o Dr. João Gallinaro
Sono não é um bem recuperável
É comum ouvirmos expressões como: determinada pessoa aproveitou o feriado, o final de semana ou as férias para colocar o sono em dia.
Saiba: acúmulo de descanso para recompor a ressaca do sono não existe.
A ressaca do sono influencia o desempenho cognitivo da pessoa, ou seja, desempenhos como raciocínio, memória e percepção, são fatores que não são recuperáveis, mas, sim, estimuláveis, nos quais noites mal dormidas podem prejudicar, e muito, a pessoa.
É claro que dormir mais e melhor depois de um determinado período de tempo fará com que o indivíduo perca a sonolência.
Mas isso não quer dizer que ele recuperará os fatores cognitivos que não foram estimulados.
De acordo com a Faculdade de Medicina Penn State, nos Estados Unidos, a falta de sono e o cansaço não podem ser recuperados do dia para a noite (com o perdão do trocadilho) devido ao próprio organismo.
Para que você entenda melhor: mesmo tendo uma boa noite de sono, o seu organismo vai seguir ativo, no que se diz a respeito às condições fisiológicas.
Ou seja, mesmo que você durma bem e dentro de um ótimo período de tempo, se você tiver com sono acumulado, ainda assim será afetado pela ressaca do sono, justamente porque o seu organismo segue ativo fisiologicamente, mesmo no período em que você descansa.
➥ Quero tirar minhas dúvidas pessoais com o Dr. João Gallinaro
Os malefícios da ressaca do sono
Na prática, a ressaca do sono causa alguns malefícios diretos no corpo humano que vão além dos distúrbios cognitivos já citados no artigo. Dentre esses problemas físicos estão:
-
- dor de cabeça;
-
- indisposição;
-
- excesso de sonolência (que vai além do sono, pode atingir um estado de desligamento constante);
-
- vermelhidão nos olhos;
-
-
- exaustão;
- dores musculares em todo o corpo.
-
Se você conhece alguém que não tem conseguido dormir de maneira adequada (seja em qualidade prática ou de tempo) e possui esses sintomas, é muito provável que ele esteja sofrendo de problemas relacionados à ressaca do sono.
Para que mais pessoas venham tomar conhecimento desse distúrbio, é importante que você compartilhe esse texto com os seus amigos nas redes sociais, para que mais pessoas reconheçam o problema e busquem o tratamento.
Como curar da ressaca do sono?
Nas ressacas tradicionais, ocasionadas pelo álcool, um bom café forte ameniza o mal.
Já na ressaca do sono, café forte não é a melhor solução.
Isso porque a cafeína é uma substância que tende a manter o nosso corpo ativo, elétrico e acordado.
Portanto, se nas ressacas de bebidas alcóolicas a ideia é acordar pra vida, no caso da ressaca do sono a ideia é dormir, mesmo.
Para a consultora do sono e especialista no assunto, Renata Federighi, a recuperação do sono precisa ser feita de forma gradual e não direta – o que é impossível, fisiologicamente falando.
Ainda de acordo com a consultora, alguns hábitos, como a postura na hora de dormir, o colchão, o travesseiro, a alimentação antes do sono e o ambiente em que você vai dormir são fatores que, se bem cuidados, podem amenizar a ressaca do sono.
➥ Quero tirar minhas dúvidas pessoais com o Dr. João Gallinaro
Precisamos falar sobre ressaca do sono
O assunto ressaca do sono é mais delicado do que se pensa.
Por isso, é importante que você coloque esse assunto em pauta com o seu grupo de amigos.
As redes sociais é um ambiente interessante para abordarmos o tema ressaca do sono.
Em meio a uma tempestade de conteúdos pouco construtivos nas redes sociais, compartilhar esse texto que alerta sobre os danos e consequências da ressaca do sono é utilidade pública que pode ajudar muitas pessoas que você gosta e possui em sua rede de amizades.
Então compartilhe esse conteúdo com os seus amigos nas redes sociais e os ajude a identificar e tratar o distúrbio da ressaca do sono.
➥ Quero tirar minhas dúvidas pessoais com o Dr. João Gallinaro