fbpx

Dormir bem é o melhor remédio

Rua Dr. Veiga Filho, 350 | 7ºandar - Higienópolis - São Paulo

clínica do sono

Quando é a hora de procurar uma clínica do sono?

Você não consegue ter uma boa noite de sono há tempos?

Está preocupado com o motivo que está te levando à insônia ou outra anomalia relacionada a sua dificuldade em dormir?

Então pode ser que você esteja pensando em procurar uma clínica do sono para saber qual é o seu problema e tratá-lo, correto?

Não é muito difícil chegar até essas conclusões. Segundo uma pesquisa realizada em toda América Latina em 2018 pela Royal Phillips, instituto de pesquisa da renomada empresa holandesa Phillps, 72% dos brasileiros sofrem com problemas relacionados ao sono.

E podemos dizer que você faz muito bem em procurar uma clínica do sono.

Mas, antes de qualquer coisa, a pergunta que tenho para te fazer é: você sabe exatamente qual é o distúrbio do sono que tem?

Insônia, apneia do sono, narcolepsia, hipersonia e inúmeros distúrbios, síndromes e outras anomalias.

Tudo isso pode afetar diretamente o seu sono e, por consequência, as suas habilidades cognitivas e atividades cotidianas.

Agora você deve estar pensando: “mas se eu estou em busca de uma clínica do sono é justamente para detectar qual é o meu problema.

E isso é totalmente compreensível. Mas, por outro lado, você está buscando apenas saber qual é o seu problema? Ou quer tratá-lo e recuperar-se?

Acredito que você tenha respondido a segunda pergunta.

Então, saiba que se você, ao chegar em uma clínica do sono, já tiver noção do seu problema, o diagnóstico será mais rápido e preciso.

Por isso, esse artigo veio para te ajudar a entender quais são as possibilidades de doenças relacionadas ao sono da qual você pode estar sendo acometido.

Assim você pode chegar a uma clínica do sono tendo noção do que você tem e acelerando todo o processo de tratamento e recuperação.

Então vamos prosseguir aqui para você entender o que pode estar acontecendo com você.

Hábitos de quem tem dificuldade para dormir

Antes de você procurar uma clínica do sono, observe a seguinte situação hipotética:

Você teve um dia de trabalho agitado, chegou em casa por volta das 19h, cansado. Mas em vez de ir direto para o banho, você sentou em seu sofá, levantou as pernas e começou a mexer no seu celular.

Quando você se deu conta do tempo que gastou em seu aparelho, já havia passado uma hora.

Então você ligou a televisão, porque já estava na hora do seu programa favorito e ali já se foi mais uma hora.

Quando terminou o seu programa, você decidiu comer alguma coisa.

De duas, uma: ou você foi para a sua cozinha e fez uma janta daquelas que compensa o tempo em que você ficou sem comer (afinal a sua última refeição foi o almoço); ou você pegará novamente o seu smartphone ou tablet e entrará em contato com alguma pizzaria ou fast food e pedirá algum alimento rico em gordura e carboidrato.

Até você cozinhar ou fazer o pedido da sua comida e se alimentar, a demora será de cerca de uma hora e meia a duas horas.

Depois disso, você terá que limpar a sua cozinha, tomar um banho e quando menos perceber já passou da meia-noite.

Aí você vai para a sua cama já pensando nos problemas do dia seguinte, afinal, às sete da manhã já precisa estar de pé.

E em vez de relaxar a sua mente, contar carneirinhos e tentar dormir, você pegará novamente o seu smartphone e, quando finalmente pegar no sono, será por volta das 3h da manhã.

Ou seja, você terá apenas quatro horas de sono, muito abaixo do tempo ideal.

Se você se identificou em algum nível com esse exemplo, alguns hábitos precisarão ser mudados antes de você visitar uma clínica do sono.

Muitas vezes, os distúrbios de sono são passíveis de tratamentos. Mas em algumas outras situações, apenas mudanças de hábitos diários já pode resolver o problema.

É importante que você preste atenção nos seus hábitos diários antes de buscar um tratamento para combater o seu “cansaço crônico”.

Conheça os possíveis distúrbios antes de ir a uma clínica do sono

clínica do sono

Independentemente dos seus hábitos, problemas relacionados ao sono existem e precisam ser tratados em uma clínica do sono.

Esses problemas são inúmeros e um profissional gabaritado é o mais indicado para tratá-los.

Mas, para que você tenha uma noção prévia dos tipos de doenças relacionadas ao sono, a medicina já detectou mais de 100 distúrbios que são divididos em 4 categorias:

    • Dificuldade de pegar no sono;
    • Dificuldade para permanecer dormindo;
    • Dificuldade para ter uma rotina de sono qualificado;
    • Dificuldade de ter um sono tranquilo.

A insônia pode ser relacionada a doenças como: depressão, síndromes de ansiedade, transtornos hipnóticos, além de consumo em excesso de substâncias como álcool e cafeína.

Nos casos de dificuldades para se manter acordado, algumas doenças podem ser enumeradas como: hipersonia, narcolepsia, apneia do sono, síndromes das pernas inquietas e distúrbio dos movimentos periódicos dos membros, todas essas passíveis de tratamento em uma clínica do sono.

Já quando o assunto é a dificuldade para ter uma boa rotina de sono, relaciona-se algumas doenças como distúrbios de distribuição do sono, síndrome de jet-lag, distúrbio dos trabalhos em turnos e insônia paradoxal.

E, por último, algumas anomalias podem dificultar um sono tranquilo como:

    • Bruxismo;

Em todos os casos, clínicas de sono tenderão a diagnosticar e tratar todas essas doenças.

Hábitos que auxiliam uma boa noite de sono

Embora o tratamento por parte das clínicas de sono sejam fundamentais, alguns hábitos cotidianos podem auxiliar muito uma melhora na sua jornada de descanso.

Na hora de dormir, procure praticar a seguinte rotina para auxiliar o seu sono:

    • Prepare o seu ambiente de sono antes de dormir;
    • Evite o consumo de álcool e café à noite;
    • Evite atividades físicas próximo ao horário de ir dormir (mas tenha o hábito de se exercitar);
    • Não faça refeições pesadas à noite (mas não vá dormir com fome).

Acima de tudo, o mais importante é buscar o diagnóstico de um profissional em uma clínica do sono para que, além desses hábitos saudáveis, você esteja a par dos seus problemas relacionados à saúde do sono para fazer um tratamento responsável.

Tenha conhecimento antes de ir a uma clínica do sono

Antes de você visitar uma clínica do sono, busque ter conhecimento da situação em que você se encontra.

Para isso, é muito bom que você tenha noção sobre doenças e distúrbios do sono.

Para isso, convidamos você a baixar o e-book “O Guia Definitivo para uma Boa Noite de Sono”.

Através deste e-book, você quais são as doenças que você pode ter, por meio dos sintomas que você já conhece.

Ao baixar “O Guia Definitivo para uma Boa Noite de Sono”, você ficará mais informado para conversar com os especialistas do sono que você visitar, tendo conhecimento daquilo que está falando.

A ideia passa longe de autodiagnosticar-se, mas, sim, de ter o interesse em se inteirar do problema que você tem, para ajudar a si próprio e até mesmo pessoas próximas a você que podem estar sofrendo com esses problemas e ainda não reparou.

O “O Guia Definitivo para uma Boa Noite de Sono” está disponível para download.

Clique no link abaixo agora e baixe o e-book, mas nunca se esqueça de procurar uma clínica do sono ou especialistas sobre o assunto.

➥ Quero baixar o e-book “O Guia Definitivo para uma Boa Noite de Sono”