fbpx

Dormir bem é o melhor remédio

Rua Dr. Veiga Filho, 350 | 7ºandar - Higienópolis - São Paulo

ronco

Conheça tudo sobre o ronco – desde a causa até o tratamento.

Na verdade muitas pessoas não sabem, mas o que é o ronco?
Nada mais é do que uma vibração dos tecidos da faringe, devido a dificuldade na passagem do ar. Essa vibração gerada pela dificuldade na passagem do ar é que gera o som característico do ronco.

Existem pessoas que devido ao estilo de vida, idade, distúrbios anatômicos e outros, possuem uma predisposição em roncar.

Nos acompanhe aqui no texto. Explicarei tudo que você necessita saber sobre o ronco, e o melhor de tudo, como fazer para evitar ou tratar e ter uma boa noite de sono relaxante.

Causas do ronco

Como disse anteriormente, o ronco é causado pela passagem do ar de forma dificultosa nas vias aéreas, mas então surge a pergunta: o que causa essa dificuldade no trânsito do ar?

Existem diversos fatores que podem causar, abaixo relaciono as principais.

1.Obstrução nasal

As causas da obstrução nasal podem ser várias, desde um desvio nasal provocado por um acidente até mesmo uma má formação congênita.

Existem também as obstruções provocadas pelas alergias respiratórias. Pessoas que sofrem como por exemplo, com rinite alérgica ou alergias a pólen, estão sempre com o nariz entupido.

Essas obstruções descritas forçam a pessoa a respirar pela boca, provocando o som incômodo.

2. Alcoolismo

Pessoas que fazem consumo excessivo de álcool têm mais propensão em roncar. Isso porque o álcool funciona como uma espécie de “anestésico”, relaxando a musculatura daquela região.

Mesmo pessoas que não roncam, muita das vezes quando fazem o uso de bebidas alcoólicas, principalmente à noite,  podem vir a roncar.

3. Medicamentos

Da mesma forma que o álcool, tranquilizantes e medicamentos para induzir o sono também relaxam a musculatura, ocasionando no ronco.

4. Obesidade

 ronco

Pessoas com sobrepeso geralmente roncam. Existem dois fatores principais para que isso ocorra.

Uma é devido à pressão exercida no tórax, abdômen e pescoço pelo excesso de peso, dificultando uma respiração com qualidade.

Outra é devido ao peso extra da língua, que associada ao peso do pescoço, comprime toda a região e obstrui a passagem do ar.

5. Dormir de barriga pra cima

Se você quer evitar o ronco, o ideal é dormir de bruços ou de lado. Dormir com a barriga pra cima, devido a ação da gravidade, a língua retrai e atrapalha a passagem do ar.

6. Terceira idade

O ronco é mais comum em pessoas idosas. Estima-se que depois dos 60 anos de idade, cerca de 60% dos idosos roncam.

Problemas relacionados ao ronco

O ronco em si, é apenas um som que causa incômodo, porém os fatores que geraram o ronco podem desencadear doenças graves.

Existe a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, sendo este o estágio mais avançado do ronco. Esta síndrome é identificada pelo ronco alto e prolongado e de forma frequente. A pessoa apresenta sonolência durante todo o dia seguinte, devido a noite mal dormida.

Problemas cardíacos também são relacionados ao ronco. Devido a má qualidade do sono e momentos de apnéia, problemas como Acidente Vascular Cerebral (AVC), arritmia, infarto e hipertensão são os mais comuns.

Obesidade também está relacionado ao ronco e má qualidade do sono. Como a pessoa tem dificuldade no sono, a Leptina – hormônio que regula a fome – fica desregulada, fazendo com que se coma mais e consequentemente engorde.

Problemas com o companheiro(a) não são incomuns. Acontece que a pessoa atrapalha o outro a dormir, gerando uma discórdia e elevado índice de stress no dia seguinte. Uma boa noite de sono é essencial, inclusive em seu relacionamento.

Se você está sofrendo com um ou mais dos sintomas descritos acima, procure ajuda médica. Afinal, o modo como você acorda está relacionado com o sono que você leva.

Lembre-se! Problemas com o sono pode indicar diversas outras doenças, significa que você não está dando o devido momento de relaxamento e recomposição corporal e isso pode afetar inclusive seu sistema imunológico.

Como tratar?

Antes de tudo, para tratar o problema do ronco, deve-se descobrir a causa dele. Que pode ser uma das causas anteriores ou até mesmo outra não tão comum.

Identificado o problema gerador do ronco, o tratamento mais eficaz é eliminá-lo. Pode ser perdendo peso, mudando o posicionamento do corpo na cama, deixando de ingerir bebidas alcoólicas, principalmente à noite.

A prática de exercícios físicos pode ajudar também, fortalece a aparato respiratório, contribui no emagrecimento, ajuda no equilíbrio metabólico, entre outros.

Existe ainda o dilatador nasal para evitar ronco. Este é um método um tanto controverso no meio médico, pois só funciona num público alvo muito pequeno e somente como método paliativo.

Ele melhora a ventilação nasal, mas a grande maioria dos problemas com o ronco não estão ligados a isso.

Depois das alternativas anteriores, o tratamento mais indicado é o uso do CPAP ( em inglês Pressão Positiva Contínua Nas Vias Aéreas), que é um dispositivo que amplia a passagem do ar das narinas até os pulmões.

Mesmo assim, se persistir os sinais do ronco, a solução pode ser cirúrgica.  Desde cirurgia para correção do queixo, quando for retroposicionado (para trás), cirurgias nasais, adenóides e até de amígdalas.

E para diagnosticar existe um exame chamado polissonografia, que é capaz de monitorar vários parâmetros diferentes, como apnéia, sonambulismo, ronco e epilepsia noturna.

O paciente dorme com diversos sensores no corpo, depois de analisado os dados obtidos na noite ele é direcionado para o melhor tratamento.

Como melhorar o sono?

Aqui o intuito não é de forma alguma substituir o profissional de saúde. Porém acredito que todo conhecimento que melhore sua vida seja válido.

O objetivo é transmitir o conhecimento de anos de estudo e pesquisa para que você possa estar munido de toda informação sobre o sono.

E assim melhorar seu convívio com seu parceiro(a), deixando de lado o perturbador ronco e ganhando um relaxante sono.

E por acreditar que o sono é um dos fatores essenciais de melhora da saúde, disponibilizamos um e-book especial para ajudar você.

Então, encha-se de conhecimento e saiba como ter uma noite de sono confortável, com o e-book “O Guia Definitivo para uma Boa Noite de Sono”.

⤷ Baixe agora mesmo, totalmente gratuito o Guia Definitivo para uma Boa Noite de Sono.