fbpx

Dormir bem é o melhor remédio | CONTATO (11)3539-2790

Rua Dr. Veiga Filho, 350 | 7ºandar - Higienópolis - São Paulo

O MODO COMO VOCÊ ACORDA ESTÁ RELACIONADO COM A VIDA QUE VOCÊ LEVA

Você já reparou na forma como você acorda?

Pode até parecer uma pergunta estranha, não? Mas, e se te disséssemos que a forma como você acorda pode mudar radicalmente o seu dia. Faria mais sentido?

A questão é que essa é uma realidade. E, sim, se você pensou que estamos falando sobre a lei da atração, positividade e etc… você acertou.

Talvez você nunca tenha reparado, mas a maneira como o seu dia começa tende a determinar como ele será vivido nas próximas horas até a hora em que você irá deitar ao final do dia.

Basta reparar. Pense em quando você acorda com preguiça, por exemplo, em uma manhã de domingo, quando não há compromissos.

Você toma café em frente a TV e permanece ali por alguns minutos como costuma ser o restante deste dia?

Repare que nessas situações, o dia todo se torna descompromissado, sem horários bem definidos.

E, isso não é uma ilusão, é um fato.

Simples ações, como apertar a função soneca do seu despertador de celular e prolongar o sono por mais 5, 10 ou 20 minutos pode influenciar muito na sua vida.

Seja no seu acordar, no seu levantar ou na maneira como você irá conduzir as tarefas do dia a dia.

A verdade é que, por mais que essa prática seja muito comum, ela pode ser extremamente prejudicial para o seu dia.

Acontece que nesse momento, quando você dá a si mesmo mais alguns minutos de sono, você envia uma mensagem automática subconsciente para o seu cérebro:

“Eu não quero acordar para este dia chato e cansativo, vou ficar por aqui mais alguns minutos. Não custa nada, são só alguns minutinhos. Que diferença vai fazer?”

Pois é, mesmo que você não tenha consciência disso,  debate essas questões internamente e realiza essa ação. E com isso tem grande possibilidade de se atrasar para os seus compromissos diários, e a grande tendência é começar o dia de mau humorado.

Pois quando você pensa todas essas coisas, seu cérebro, que está ali para satisfazer seu corpo pensa: “Deixa ele, o dia dele vai ser péssimo mesmo, então deixa o coitado dormir”.

Subconscientemente, você já está se preparando para um dia ruim. E, ao acordar, não fará isso animado, nem aberto para as experiências incríveis que poderá vivenciar neste dia.

Resumindo: para o seu cérebro, dormir é melhor do que levantar para conhecer pessoas novas, se exercitar, assistir a um bom filme, correr à beira da praia, ou ter outras experiências.

E, consequentemente, ao pensar assim, de fato, o dia será ruim. E, a longo prazo, é garantido que esse conjunto de experiências negativas podem prejudicar seriamente a sua saúde.

E se te disséssemos que só depende de uma mudança de ponto de vista em seu despertar para que a influência gerada em seu dia lhe traga coisas ainda melhores, você acreditaria?

Então, vamos analisar uma simples questão.

Como você acorda no dia do seu aniversário? Ou mesmo faltando um dia para as suas férias no trabalho?

Será que nesse dia você aperta o botão do soneca mais uma vez ou dá um pulo da cama, soltando foguetes?

Pois bem, o que estamos tentando te mostrar é que a maneira como você acorda está ligada diretamente à forma como você costuma levar a sua vida.

Portanto, se você tem vivido dias assim, em que acorda sem ânimo algum, sem a menor vontade de viver e sem expectativas de futuro, leia esse texto até o final.

Hoje, as dicas não são somente para o combate à insônia, mas dicas para tornar a sua vida melhor.

Se você quer descobrir como dormir melhor para acordar melhor ainda. Leia o próximo tópico!

Dicas para melhorar como você acorda e ter um ótimo dia!

acorda

Richard Whately, economista, acadêmico e teólogo inglês, que serviu como arcebispo da Igreja da Irlanda, tinha uma expressão interessante: “Perca uma manhã e você passará o dia todo à procura dela”.

E, essa expressão representa bem o grupo de pessoas que mencionamos no início do texto. Aqueles que esticam o tempo de descanso ao máximo que podem, pressionando o botão soneca do despertador.

Essa é uma ação que nos condena a começar o dia na correria e desenvolver maior cansaço ao longo dele.

Sem contar no mau humor proveniente por dormir mal na maioria das vezes, e acordar pior ainda.

Para muitos, sair da cama é um momento desagradável, e a primeira grande barreira que precisam quebrar para enfrentar o dia.

Acredite, esse sono a mais pela manhã é tão precioso para algumas pessoas que se perguntássemos a elas, no momento em que elas acordam, se trocariam dinheiro por mais alguns minutos na cama, a resposta seria: sim.

No entanto, há de se constatar o quão prejudicial à saúde pode ser essa rotina.

Portanto, se você acorda com essa dificuldade, saiba que a própria ciência já realizou estudos a respeito desse processo das primeiras horas da manhã.

Veja algumas dicas que separamos pra você, logo abaixo.

São dicas de ações simples, mas que podem mudar o rumo do seu dia.

Ao adotá-las, você logo perceberá que essas atitudes positivas, desde o momento em que acorda, podem fazer a diferença em sua vida para melhor, no presente e no seu futuro.

Confira a seguir.

# Quando se levantar, agradeça primeiro e motive-se depois

Não se entregue e nem se deixe levar pelo estresse e às preocupações desde o primeiro momento da manhã.

Se você costuma acordar já pensando em problemas que precisa resolver, carregado de preocupações que causam ansiedade, é preciso mudar isso na sua vida.

Se continuar com essa rotina, provavelmente vai começar todos os seus dias desanimado e sem vontade de realizar suas tarefas. Ou seja, completamente desmotivado.

Portanto, se programe. Se você costuma acordar às seis, desperte 10 minutos antes. Não é tão difícil assim!

Quando o fizer, assim que abrir os olhos, agradeça pela vida, pela possibilidade de vivenciar um novo dia.

Você já parou para pensar quantas pessoas não acordarão para vivenciar isso?

Todos os dias, durante alguma madrugada, alguém morre em algum lugar do mundo e não vê o dia raiar.

Você tem essa possibilidade, então, agradeça.

Depois, motive-se: pense que você é uma pessoa valiosa, que se esforça para seguir em frente e que merece um bom dia.

Crie seu próprio ritual ao acordar, tenha um conjunto de hábitos saudáveis de motivação.

Experimente ao acordar fazer um polichinelo ou uma flexão.

Se você é religioso, tire esses dez minutos para fazer a sua prece.

Logo você perceberá que cada minuto valerá a pena e assim seu dia se iniciará com muito mais disposição e alegria do que você imaginava.

# Obedeça ao despertador

acorda

Muitos usam um despertador que repete o alarme a cada cinco minutos, que é a conhecida função soneca.

Por que o fazem? A resposta é que já estão se antecipando, acreditando que não irão se levantar com o primeiro som do alarme.

Se você tem um despertador desses, sugiro que elimine essa possibilidade.

Um estudo da European Sleep Research Society (ESRS) confirmou que adiar o alarme várias vezes gera: perda de memória, menor capacidade de reação e diminuição do rendimento durante o dia.

Portanto, se você tem o hábito de levantar-se somente após todos os despertadores programados despertarem, trate de mudar isso imediatamente, pela sua própria saúde.

Hábitos constantes como esses podem levar ao Parkinson na velhice.

Sendo assim, sugiro que antes de dormir, deite-se e ajuste o despertador para tocar cinco minutos depois. Levante-se assim que ele tocar.

Repita a mesma operação pelo menos umas dez vezes.

Quando menos perceber você terá criado um hábito novo e terá programado seu cérebro para despertar e atender aquele som.

Na manhã seguinte, ao acordar, sua mente já estará condicionada e aproveitará todos os benefícios que uma mente produtiva e concentrada pode proporcionar ao longo de um dia.

# Respire e alongue

Depois do seu minuto de agradecimento e de automotivação, tente se alongar.

Estique totalmente os seus braços o máximo que puder, ao mesmo tempo que flexiona e estica as pernas.

Por mais simples que pareça, este movimento, ele indicará aos seus músculos que é hora de se preparar para um momento de atividade, porém sem pressão.

Além disso, se você quer potencializar e fortalecer essa boa atitude, nada melhor do que tirar outro minuto para respirar.

A respiração é a chave para manter a boa saúde física e mental.

Portanto, inspire e expire profundamente para que seu cérebro se oxigene, assim como seus músculos. Acredite, após algumas repetições, você irá se sentir muito melhor preparado para o dia que começa.

# Evite o café, beba água

Segundo a cultura oriental, quem acorda e ingere um copo de água todos os dias em jejum evita várias doenças e ainda prolonga a vida.

Se é verdade ou mito, não se sabe.

O que se sabe é que um copo de água te desperta e ativa sua digestão de uma forma suave e benéfica, além de te ajudar a eliminar as toxinas do corpo e a terminar de acordar.

Pode parecer, a princípio, uma mudança drástica tomar um copo d’água antes de tomar o bom e velho café preto.

Até mesmo porque nós associamos o café ao acordar. Associamos à bebida quente a energia que precisamos para encarar o dia.

Mas há suspeitas de que o café muito cedo pode inibir a produção natural de cortisol, o hormônio do estresse, que é necessário, em sua medida certa, para enfrentar o dia.

Portanto, se puder evite o café assim que levantar evite, e ao invés disso, beba um copo d’água.

Calma, ninguém está dizendo para você abandonar o cafézinho, mas recomenda-se fortemente que faça isso somente após a partir nove da manhã.

# Elimine o hábito de verificar o celular logo ao acordar

acorda

Essa é uma mania que a modernidade “impôs” a todos nós, não é mesmo?

Mas, antes que você se pergunte qual é a relevância de não checar as notificações do celular logo que acorda, saiba que este isso é recomendação de especialistas do sono.

Segundo eles, quem tem o hábito de verificar o e-mail logo quando acorda começa o dia com um fardo desnecessário.

Acredite, nada é tão importante que não possa esperar que você tome banho, se vista e tome o café da manhã.

Esse primeiro momento do dia precisa ser sagrado para você que acorda e deseja ter um bom dia.

Portanto, não jogue o seu sono tranquilo na lata do lixo se estressando com uma mensagem que você só leria minutos ou horas depois.

Sendo assim, crie um novo hábito.

Não leve o celular para a cama, deixei-o em algum local próximo, mas fora da cama, de modo que você tenha de andar até ele para desligar o alarme quando despertar.

E você? Como acorda pelas manhãs?

O sono é um descanso da mente, e não do corpo. Uma boa noite de sono é essencial para a manutenção de diversas funções do seu cérebro e da sua saúde mental.

Mas além da noite bem dormida, a maneira como você começa o seu dia ao acordar também influencia muito como você vai encarar mais uma jornada pela frente.

Aqui, vale lembrar aquele velho ditado: “a primeira impressão é a que fica”. Ou seja, a maneira como você se apresentar mentalmente ao seu dia influencia profundamente como você vai vivê-lo.

E o seu estado mental é preponderante sobre se o seu dia será produtivo, tranquilo, organizado e alegre. Além, é claro, de afetar também o seu corpo físico, pois estados mentais negativos tendem a deixar a saúde mais vulnerável também.

Somos uma sociedade que vive na “correria”. Acreditamos nunca ter tempo para nada, e parece que estamos sempre com pressa. Além disso, toda a tecnologia contribuiu ainda mais para um estado de ansiedade no dia a dia.

Então precisamos dar muita atenção a esses detalhes que discutimos nesse artigo.

E essas dicas que distribuímos ao longo da página podem ajudar bastante.

Mas nós queremos saber de você também. Queremos entender melhor esse assunto do ponto de vista de outras pessoas.

Então deixe seu comentário aqui embaixo, conta pra gente como você costuma acordar e se alguma coisa nesse texto ajudou a enxergar as coisas de uma maneira diferente.

E não se esqueça de compartilhar a informação para quem possa se beneficiar disso também.

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *