fbpx

Dormir bem é o melhor remédio

Rua Dr. Veiga Filho, 350 | 7ºandar - Higienópolis - São Paulo

falta de sono e obesidade

Falta de sono e obesidade. Você sabia que existe relação entre eles?

Está acima do peso? Já parou pra pensar que, além de uma má alimentação e a falta de atividades físicas, isso pode estar diretamente relacionado à falta de sono?

A obesidade no Brasil cresceu em 60% nos últimos dez anos, segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).

Os números relacionados a obesidade ainda ficam mais assustadores quando observamos o aumento nas doenças por índices glicêmicos, como o colesterol e a diabetes.

Mas, a dúvida que fica é: onde está a relação entre a falta de sono e obesidade?

Tendemos a achar que tudo que não é saudável na nossa vida é fruto da má alimentação e a falta de atividades físicas.

A grosso modo, a regulação dos dois fatores acima citados são de extrema importância para a condução de uma boa qualidade de vida.

Entretanto, não nos preocupamos tanto a faltar sobre o sono e nos esquecemos que, muitas das vezes, é a falta de sono que nos leva à geladeira durante a noite e, de pouquinho a pouquinho, chegamos a obesidade.

Esse artigo, então, tem como, prioritariamente, trazer a você, caro leitor, a importância do conhecimento quanto à falta de sono e obesidade, para que você venha a ter uma vida saudável.

E começaremos trazendo à luz da sabedoria a respeito das relações entre a falta de sono, para você que luta para conseguir dormir, e a obesidade, para que você que tem os problemas relacionados ao sono não venha transferi-los ao consumo excessivo de alimentos calóricos.

A relação direta entre a falta de sono e obesidade?

Uma pesquisa desenvolvida por cientistas da Universidade de Colônia, na Alemanha, relacionou diretamente a falta de sono com os índices de obesidade.

A pesquisa foi divulgada no final de 2018 pelo Journal of Neuroscience, periódico inglês que está entre as publicações mais conceituadas quando o assunto é divulgação de pesquisas em métodos empíricos.

Para os pesquisadores, o cansaço leva o cérebro a necessidade de nos alimentar. Entretanto, não é apenas a fome que faz com que a falta de sono nos leve a obesidade, mas, sim, a ingestão de alimentos com níveis calóricos elevados.

Ou seja, tudo começa no nosso cérebro, já que a falta de sono está diretamente atrelada às nossas capacidades cognitivas.

O cansaço e o estresse faz com o que a nossa mente venha buscar algo para se satisfazer e, nesses casos, alimentos gostoso, que aguçam o seu paladar é o suficiente para dar um “cala a boca” aos seus neurônios.

Mas, nos esquecemos que essas coisas gostosas, como doces, frituras e alimentos ricos em carboidratos, são os campeões em caloria e que nos levam à doenças relacionadas à obesidade.

Por que a falta de sono caminha com a obesidade?

falta de sono e obesidade

Essa relação entre a falta de sono e obesidade, é, inclusive, característica de estágios de doenças emocionais, como os transtornos de ansiedade e, até mesmo, a depressão.

A pessoa ansiosa tende a estar sempre agitada e ter dificuldade a pegar no sono.

Por sua vez essa ansiedade tende a ser depositada em algo e estes “algos” muitas das vezes podem estar nos alimentos calóricos.

Claro que não é só isso que caracteriza os transtornos de ansiedade, afinal, ser ansioso todos nós somos um pouco, agora possuir os sintomas de doenças relacionados a ansiedade já são “outros quinhentos”.

Quando entendemos que há uma ansiedade constante sem motivos aparentes, levando até a problemas emocionais de relacionamento, o diagnóstico médico passa a ter uma enorme valia.

Sendo assim, a atenção quanto ao comportamento e a relação entre ansiedade, falta de sono e obesidade, através de pessoas que possuem problemas emocionais relacionados a ansiedade é fundamental.

Assim como é importante uma observação de comportamento em relação às pessoas que enfrentam um quadro depressivo.

O casulo em que alguém em estado de depressão entra, está relacionado diretamente a falta de motivação em viver, e pode ser fruto da falta de sono oriunda da correria diária e dos afazeres. E o depósito na alimentação compulsiva pode ser um gatilho emocional.

Ou seja, se a falta de sono nos leva a problemas mentais e emocionais que, como gatilho, nos leva a obesidade, é importante que, de alguma forma, a gente quebre esse ciclo vicioso.

Como quebrar a relação entre a falta de sono e obesidade

Toda doença precisa ser tratada, e entendemos que a falta de sono é recorrência de algum tipo de anomalia, na maioria das vezes mentais e emocionais, que, por sua vez, podem desencadear a obesidade.

Não existe uma regra padrão para quebrar esse ciclo vicioso entre os problemas emocionais, os agravantes pela falta de sono e a ingestão compulsiva de alimentos que levam a problemas de obesidade.

Entretanto, o conhecimento é, primeiramente, aquilo que nos ilumina.

Ter conhecimento quanto a existência, preocupação, prevenções e tratamentos desses problemas é fundamental para, inicialmente, fazermos a nossa própria autoanálise e, se preciso for, buscarmos o tratamento.

Esse artigo é uma forma de você obter conhecimento quanto a importância da saúde do sono e as suas relações.

Entretanto, é importante que você não fique apenas na leitura desse artigo, mas que corra para se inteirar quanto a outros temas acerca desse universo gigante, que é a saúde do sono.

Que faz parte de um cotidiano saudável, mas que muitas vezes não é lembrado ou é deixando em segundo plano.

Por isso, o conhecimento é o ponto de partida para que venhamos a dormir, comer e viver melhor.

Como ter uma boa e saudável noite sono?

Muitas vezes a nossa vida corrida nos impede de procurar especialistas para checarmos a nossa saúde.

Longe de nós querermos os substituir. Mas por entender que o conhecimento é tão importante para evitarmos a falta de sono e a obesidade, resolvemos preparar um material especial.

A relação entre falta de sono e obesidade, problemas emocionais, enfim, são muito mais comuns do que parece e, para que venhamos a ter consciência de como abordar esses problemas na hora de tratá-los,  disponibilizamos um e-book para ajudar você.

Então, antes de ir em busca dos diagnósticos e tratamentos necessários, busque encher-se de conhecimento quanto a saúde do seu descanso através do e-book “O Guia Definitivo para uma Boa Noite de Sono”.

Durma bem e de forma agradável com somente um click.

⤷ Baixe agora mesmo e totalmente gratuito o Guia Definitivo para uma Boa Noite de Sono.