fbpx

Dormir bem é o melhor remédio | CONTATO (11)3539-2790

Rua Dr. Veiga Filho, 350 | 7ºandar - Higienópolis - São Paulo

DOENÇA DO SONO. É PRECISO SE PREOCUPAR?

Tripanossomíase africana, você sabe o que significa esse termo? E doença do sono, você já ouviu falar? Exatamente, Tripanossomíase Africana nada mais é do que o nome científico que damos à doença do sono, causada por um parasita que tem deixado muitas preocupações no mundo da medicina.

Como carrega em seu nome científico, a doença é originária no continente africano e, ainda bem, não se instalou no Brasil.

Entretanto, independentemente de ainda não termos sido acometidos por um pandemônio relacionado à doença do sono em nosso país, é de extrema importância que estejamos alertas para as causas do problema e o que, afinal, pode acarretar em nossa saúde após uma picada da mosca Tsé-Tsé.

Doença do sono

Antes de dissertamos de forma mais técnica sobre a doença do sono, é importante que saibamos um pouco sobre esse problema que tem atingido majoritariamente as zonas rurais do Continente Africano.

Os parasitas que são responsáveis por transportar a doença do sono são: Trypanossoma brucei gambiense (TbG) e o Trypanossoma brucei rhodesiense (TbR), sendo o TbG mais comum em 98% das situações.

Independentemente do parasita, a doença, em todos os casos, é transportada pela Tsé-Tsé.

Trypanossoma brucei gambiense (TbG)

Além de ser o parasita mais comum, ele é que transmite o tipo mais perigoso da doença do sono, pois demora para apresentar os sintomas, tornando sua recuperação mais difícil.

Pessoas que viajam para países da África Central e Ocidental precisam ficar atentas, pois podem ser picados pela mosca Tsé-Tsé e só ficar sabendo das consequências depois de muito tempo, com a doença em estágio avançado.

Trypanossoma brucei rhodesiense (TbR)

Nesses casos, a infecção causada pela picada da mosca Tsé-Tsé é mais aguda e os transtornos afetam majoritariamente o Sistema Nervoso Central.

Esse tipo de parasita é encontrado mais facilmente em países da África Oriental e Meridional, fique atento.

Por que precisamos estar por dentro da doença do sono?

Se você é uma pessoa que está constantemente com sono, pode até achar que está sendo acometida pela doença do sono, mas, na verdade, é importante ratificar que ela está presente apenas no Continente Africano.

Ou seja, se você vive se escorando nas paredes e com sintomas fortes de cansaço, o ideal é fazer uma reavaliação da sua rotina, adequação de atividades ou, até mesmo, tratamento com médicos especialistas para saber os motivos que causam esse sono excessivo, que pode ser tanto uma falta de planejamento noturno, quanto algum transtorno do sono.

Quanto à doença do sono, é válida a atenção principalmente para as pessoas que viajam ou viajaram para a África.

De todo modo, estar atento a rotina do seu descanso noturno é fundamental para uma vida saudável.

Diagnósticos da doença do sono

doença do sono

Interessantemente o diagnóstico da doença do sono é bem devagar, assim como todos os estágios da doença em si.

Após a picada, os primeiros sintomas demoram entre uma e três semanas para serem identificados com clareza.

A doença do sono também passa por estágios, quanto mais avançado o estágio mais apresenta sintomas intensos.

O diagnóstico é feito por observação microscópica do desenvolvimento do parasita internamente à pessoa.

Para diagnóstico do estágio da doença é necessário até mesmo uma punção lombar, que nada mais é do que o recolhimento de líquidos por meio de injeções diretas na medula espinhal.

Fique tranquilo, a doença não é contagiosa e, sim, infecciosa. Ou seja, a possibilidade dela chegar ao Brasil está apenas no caso do parasita, por algum motivo chegar ao nosso país, que convenhamos não é algo tão simples assim.

Sintomas da doença do sono

Como dissemos, a doença do sono passa por alguns estágios.

Cabe então sabermos os principais sintomas apresentados durante esses estágios.

Estágio 1

Assim que a doença do sono é diagnosticada, os primeiros sintomas são:

Estágio 2

Embora os sintomas relacionados ao primeiro estágio da doença do sono sejam bastante semelhantes ao de uma virose, a segunda fase da doença é que realmente é complicada, podendo afetar a pessoa diagnosticada com os seguintes problemas.

    • Estado de confusão
    • Descoordenação do corpo
    • Dificuldade em dormir
  • Formigamento

Se no primeiro estágio a doença do sono tinha a parte física como principal alvo, na segunda há uma interferência direta nas habilidades cognitivas.

Tratamentos contra a doença do sono

O tratamento da doença do sono caminha diretamente com os diagnósticos.

Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores são as possibilidades de tratamentos.

A doença do sono é uma doença silenciosa que, se não ficarmos atentos, pode ser manifestada apenas no estágio mais avançado, ou seja, quando o seu corpo não aguentar mais e ficar enfraquecido, podendo levar à morte.

O tratamento normalmente é feito por medicamentos.

Se a doença for diagnosticada ainda no estágio inicial, os medicamentos são menos invasivos e de baixa toxidade.

Agora, se a doença do sono for diagnosticada em um estágio mais avançado, os tratamentos deverão ser mais “ofensivos”, com o objetivo de atacar diretamente o parasita.

Prevenção contra a doença do sono

doença do sono

Como diria o ditado “é melhor prevenir do que remediar”, com qualquer doença não é diferente.

Se você tem uma viagem programada para países do continente africano e adjacências, mais importante do que saber como tratar a doença do sono, é saber como prevenir.

Sendo assim, use de todos os subterfúgios para que você mantenha distância de todos os tipos de moscas.

Repelentes, roupas longas, aparelhos luminosos que atacam e matam as Tsé-Tsé são importantes para a prevenção da doença.

Conhecer sobre a doença do sono faz parte da sua saúde

Ter total conhecimento quanto a saúde do sono é de fundamental importância para a sua qualidade de vida, tanto quanto a prática de hábitos saudáveis.

Sendo assim, todo e qualquer conhecimento sobre a doença do sono é fundamental, principalmente se você for fazer uma viagem até a África.

Pensando em todo contexto relacionado à saúde do seu sono, é que convidamos você a fazer o download do e-book “O Guia Definitivo para uma Boa Noite de Sono”, para que você tenha total noção de conhecimento quanto a realidade do seu descanso noturno.

Ao ter acesso ao material, a sua ótica quanto a importância do sono para uma boa saúde irá mudar definitivamente.

Quero baixar meu e-book “O Guia Definitivo para uma Boa Noite de Sono” de forma totalmente gratuita.

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *