fbpx

Dormir bem é o melhor remédio | CONTATO (11)3539-2790

Rua Dr. Veiga Filho, 350 | 7ºandar - Higienópolis - São Paulo

SENSAÇÃO DE QUE ESTÁ CAINDO DURANTE O SONO?

Alguma vez você já despertou com a sensação de que estava caindo durante a noite? Esse fenômeno recebe o nome de espasmo hípnico (ou hypnic jerk) e com certeza quem já teve essa sensação alguma vez na vida, não se esquece. É bastante comum (cerca de 60 a 70% das pessoas tem de forma esporádica) e geralmente não causa grandes problemas. É descrita como uma contração muscular breve e involuntária quando estamos adormecendo e que pode estar associada a sensação de queda, formigamento ou dor (sendo estes dois últimos menos comuns). O mecanismo ainda é incerto, mas acredita-se que seja causada por uma instabilidade em uma região chamada formação reticular, durante a transição entre a vigília e o sono. As possíveis causas envolvem estresse, consumo de cafeína e irregularidade na rotina de sono.

Alguma vez você já despertou com a sensação de que estava caindo durante a noite? Esse fenômeno recebe o nome de espasmo hípnico (ou hypnic jerk) e com certeza quem já teve essa sensação alguma vez na vida, não se esquece. É bastante comum (cerca de 60 a 70% das pessoas tem de forma esporádica) e geralmente não causa grandes problemas.
É descrita como uma contração muscular breve e involuntária quando estamos adormecendo e que pode estar associada a sensação de queda, formigamento ou dor (sendo estes dois últimos menos comuns). O mecanismo ainda é incerto, mas acredita-se que seja causada por uma instabilidade em uma região chamada formação reticular, durante a transição entre a vigília e o sono.
As possíveis causas envolvem estresse, consumo de cafeína e irregularidade na rotina de sono.