fbpx

Dormir bem é o melhor remédio | CONTATO (11)3539-2790

Rua Dr. Veiga Filho, 350 | 7ºandar - Higienópolis - São Paulo

COMO HISTÓRIAS PARA DORMIR PODEM COMBATER A INSÔNIA

Não é novidade pra ninguém que histórias para dormir ajuda no desenvolvimento do ser humano, de crianças a adultos.

Ler um bom livro amplia o conhecimento geral de uma criança, expande o seu vocabulário, melhora a memória e ainda a ajuda a criar mais empatia com os coleguinhas.

Enquanto que nos adultos, reduz o estresse, faz bem para a saúde mental, se a pessoa trabalha com criação de conteúdo ou escreve diariamente, ainda melhora as suas habilidades de escrita.

Além de todos esses benefícios não dá pra negar, histórias para dormir ajudam a combater a falta de sono.

Quem não se recorda de dormir muito melhor após a mãe ou o pai lhes contar uma história após deitar-se na cama?

Verdade seja dita: ler uma histórias para dormir não só reforça o vínculo entre pais e os filhos, como também ajuda no bom desenvolvimento cerebral, aumentando a memória da criança e relaxando o organismo do pequenino.

Esse incentivo à comunicação verbal ainda reforça as capacidades lógicas e diminui os níveis de estresse que impedem de ter um sono tranquilo.

Além do mais, a leitura melhora o vocabulário de todos que lêem e ajuda a desenvolver a fala com maior fluidez, pois estimula as conexões neurais responsáveis pelos sons da linguagem.

A leitura é, inclusive, uma das melhores recomendações para pessoas que não sabem mais o que fazer para dormir. Pois a leitura é uma hábito que faz muito bem à saúde da mente humana.

E se você não sabe mais o que fazer para o seu filho dormir, continue nesta página.

Você entenderá a partir de agora o verdadeiro poder de uma história de ninar.

O poder das histórias para dormir

Não subestime o poder das histórias para dormir, elas são valiosas tanto para crianças como também para adultos.

Muitos não conseguem dormir a noite, seja por estresse, ansiedade ou qualquer outro problema que afete diretamente o sono da madrugada.

Talvez você esteja com um leve grau de insônia e não sabe mais o que fazer.

Talvez, você pai, andou observando que seu filho não consegue ter noites tranquilas de sono.

Talvez, você mãe de primeira viagem, esteja desesperada porque seu bebê não dorme, pois chora durante toda a madrugada e também não te deixa dormir.

Os recursos já se esgotaram. Técnicas de relaxamento não ajudaram. Nem mesmo os chás para dormir surtiram efeito. E, então, você chegou até aqui: neste artigo que te diz que uma boa leitura, ao deitar-se, pode te ajudar a resolver todos esses problemas.

No entanto, antes que você pense em fechar a página por desacreditar da informação, veja quais alguns benefícios da leitura antes de dormir, para crianças e adultos.

Os benefícios  das histórias para dormir para as crianças

histórias para dormir

Como citamos aqui, de fato contar histórias para seus filhos faz muita diferença na vida de uma criança, marcando a sua vida e aumentando o vínculo que ela tem com seu pai ou sua mãe.

Esta maravilhosa atitude, com o passar do tempo, se torna um hábito e permite ao pai fazer parte de um momento importante das crianças: o descanso.

Além desse vínculo há também a bagagem cultural que o livro carrega consigo.

Quando as crianças ficam submersas em realidades que estão fora do alcance cotidiano, por exemplo, falar de reis leões, animais em florestas ou baleias que dominam os mares, elas estão ampliando sua bagagem cultural.

Nesse momento, eles estão viajando para países e aprendendo novos costumes, culturas de novos povos, tudo isso sem sair de casa.

Da mesma forma, ao contar a mesma história várias vezes, reforça a aprendizagem, com compreensão de sequências, reconhecimento de padrões e treinamento da antecipação.

Uma boa leitura influencia também em outros aspectos, fazendo a criança despertar para outros interesses, como a música, a matemática, as ciências e etc.

Estes benefícios ainda somam-se à possibilidade de incluir valores e condutas positivas de uma forma agradável, valores estes que agregarão e se refletirão no cotidiano da criança e em seu futuro.

Sem nem mesmo se dar conta, logo a criança irá aprender novas maneiras de interagir com o mundo, sem ver isso como uma obrigação.

Quando crescer a criança se adaptará melhor aos ambientes, terá mais facilidade de interação em entrevistas de emprego, por exemplo e terá tendências para atividades mais intelectuais.

Vale ainda lembrar que seguir por esse caminho confere mais chances de, lá na frente, a criança não despertar interesse por interesses prejudiciais à ela, como drogas, por exemplo, tendo em vista que tudo isso lhe foi ensinado anteriormente.

E por último, a leitura ainda evita aquela obsessão por televisão que, à noite, prejudica o sono da criança.

Importante. A leitura é ótima, porém nada substitui o elemento principal que uma criança precisa, o pai e a mãe.

Embora existam programas educativos que podem ensinar coisas boas a sua criança, a sua presença a seu lado é fundamental e terá um grande impacto no crescimento dela.

Benefícios das histórias para dormir para adultos

Você pode até pensar que histórias para dormir são coisas para crianças, pensada como solução apenas para o sono do seu filho, mas esse é um engano.

Ler um livro antes de ir dormir não beneficia só as crianças. Beneficia a qualquer pessoa, independente da idade.

Quando você lê histórias para dormir com o seu filho, se dá a oportunidade de aprender  com ele, conhecê-lo mais e se aproximar para viver momentos que dificilmente vocês passariam juntos ao longo do dia.

Somente após essa intimidade você pode dizer que conhece seu filho com profundidade, que sabe reconhecer as emoções dele, seus sonhos e seus medos.

Logo, sabendo disso, um dia quando precisar ajudá-lo a tratar de assuntos complexos saberá como abordá-lo sem ser invasivo, enquanto da parte dele haverá mais confiança para se abrir.

Não é preciso dizer que desta forma você aprenderá a se comunicar melhor com os seus filho, não é mesmo?

Outro benefício para a mãe e o pai é que, com a leitura para os filhos, aprendemos a transmitir uma mensagem com clareza e detalhes.

Às vezes, os nossos filhos não compreendem o que nós queremos dizer, e pensamos que se trata de desobediência, mas se descobrimos como temos que nos comunicar com eles, tudo muda radicalmente para melhor.

Permita que seu filho tenha uma infância tão bela como em um conto de fadas.

Você se surpreenderá com o que vai conseguir com cada história.

Além do que, ver seus filhos dormirem felizes será tão gratificante que fará você esquecer rapidamente de qualquer estresse que tenha passado durante o dia.

O revela ainda mais benefícios. Salvo a parte da leitura para o seu filho, uma leitura sua em sua cama pode lhe fazer muito bem também.

Claro, não estou falando de histórias pesadas, complexas, nem mesmo a leitura de livros de estudo na cama.

Bons livros de ficção podem ser muito úteis para trazer um sono de qualidade, justamente por ser uma atividade relaxante.

Quando você cria a rotina de ler um livro na cama antes de dormir e aquilo se torna um hábito, automaticamente você está condicionando o seu sono àquela atividade.

Portanto, sempre que você pegar o livro seu cérebro saberá que a hora de dormir está se aproximando.

Experimente, faça um teste, substitua o celular por um livro quando for dormir, você verá o quanto isso fará diferença em sua vida.

O que ler para o seu filho antes dele dormir?

Acredite, essa é a dúvida de muitos pais, não é só sua. Você não está sozinho. Muitos pais não fazem ideia de que histórias para dormir devem contar a seus filhos.

Isso acontece porque muitas das vezes nem mesmo os pais possuem o hábito de ler, logo se torna difícil escolher algo que vá agradar seu filho.

Para ajudá-lo, listamos alguns dos livros mais comuns que apresentam histórias simples e de fácil leitura e recepção dos pequeninos.

Confira uma pequena lista de alguns dos livros com ótimas histórias para contar antes de dormir. Veja:

[1] O Porco Mágico de Dorothée, de Monfreid, editora Wmf Martins Fontes

histórias para dormir

Qual criança não sonha em realizar seus maiores desejos?

Neste livro o pequeno Josete viu um porco em sua janela, naquele momento ele afirmou que o animal era mágico e que com ele poderia realizar tudo que quisesse.

Os dois saíram pelo mundo e juntaram-se a um coelho, um gato, um cachorro e a um burro. Ficou curioso para saber até aonde essa aventura vai parar?

[2] O Fantástico Arroz de Filomena, de Maurilo Andreas e Sophia Comelli, editora Aletria

histórias para dormirO que não pode faltar em um livro de fantasia? Uma floresta, seres encantados e um personagem com um poder especial, certo?

E é exatamente isso que “O Fantástico Arroz de Filomena” apresenta através de um conto de fadas moderno, em que fantasia, imaginação e bom humor se encontram, mesclando-se em cores, textos e aromas nunca antes imaginados.

A trama conta a história de Filomena, uma mulher a quem todos desprezavam, mas que, por isso mesmo, fazia as melhores receitas do mundo sem que ninguém, além dela mesma e dos seres mágicos da floresta, soubesse!

Mas tudo muda quando um caçador perdido bate à sua porta…

[3] A jornada do pequeno Senhor Tartaruga, de Inge Bergh e Inge Isschaert, editora Pulo do Gato

histórias para dormirEsta é uma sensível história sobre coragem, amor e resiliência.

Yomi vive com sua mãe em uma aldeia, longe da cidade. Certo dia, o pequeno adoece e sua mãe vê a necessidade de levá-lo ao médico.

Durante o trajeto até a cidade grande, a mãe conta para Yomi a fantástica história do Senhor Tartaruga, que possui muitos pontos comuns com a história vivida por eles.

[4] Hora da Soneca, de Marcelo Jucá com ilustrações de Fran Junqueira, editora Carochinha

histórias para dormirTem horas que a brincadeira está boa demais, mas é preciso parar um pouco e tirar um cochilo para recarregar as energias.

E os animais, será que eles também tiram uma soneca?

Este livro revela os segredos de alguns animais. Quem sabe, ao terminar de ler este livro, você não aproveita para relaxar também?

[5] Mil e Uma Estrelas, de Marilda Castanha, editora SM

histórias para dormirEm uma noite, na qual não havia sequer uma estrela no céu a ser contada, como poderia uma pequena menininha encontrá-las?

Isso só seria possível com a ajuda de um ogro grandalhão que tinha medo do escuro.

Porém, para que o ogro a ajudasse a redescobrir as estrelas, ela precisaria ajudá-lo a superar seu maior medo.

Em “Mil e Uma Estrelas”, Marilda nos mostra que, às vezes, para se contar mil e uma estrelas, é preciso se contar antes, mil e uma histórias…

[6] Vovô Poraquê, de Helena Girard, editora Hope

histórias para dormirVovô Poraquê é a história de um Poraquê avô e seus netinhos.

Os pequenos, sentindo a falta dos pais que foram sequestrados por peixes cascudos para um SPA, resolvem juntos com o avô e alguns animais da floresta iniciar um resgate.

Eles se unem ao macaco Chico, a anta Batera, o jacaré Sansão, a Coruja Cora e outros. Juntos, eles iniciam a viagem resgate. A aventura é “eletrizante” e muito divertida.

[7] O Búfalo Que Só Queria Ficar Abraçado, de Thais Laham Morello com ilustrações de  Juliana Basile, editora Carochinha

histórias para dormirEra uma vez um búfalo que só queria ficar abraçado.

Ele era um búfalo muito sentimental e sofria ao ficar longe de sua mamãe.

Um dia, ela teve uma ideia para ajudar seu filhotinho. Descubra como ela lhe ensinou uma valiosa lição, com a leitura.

[8] Olívio e Pingo, de Claire Freedman e Kate Hindley, editora Duna Dueto

histórias para dormirQuem já se mudou de cidade sabe como é difícil sentir-se sozinho, com saudade, e como é desafiador se enturmar e fazer novos amigos.

Com Olívio não foi diferente…Mas, em um passeio para explorar a nova cidade, ele conheceu Pingo, que trouxe muitas outras aventuras e surpresas boas!

[9] Para ninar os pequeninos com carinho, de Regina Drummond, editora Girassol

histórias para dormirEste é o único livro que colocamos aqui que é destinado especificamente para bebês.

Com histórias fluidas e sonoras e ilustrações agradáveis ao olhar dos pequeninos, a contação se torna uma tarefa fácil e prazerosa.

Além disso, a obra reforça a importância da fala e da voz na leitura compartilhada.

Ler para seu pequeno irá estreitar o laço eterno entre vocês, além de auxiliar no processo de aprendizagem dele.

A leitura e outros hábitos para ter sono de qualidade

Ler pode se tornar uma atividade divertidíssima a ser realizada antes do sono.

E é especialmente relaxante para a mente e o espírito.

Leitura é uma das grandes recomendações de especialistas do sono para quem tem problemas de insônia.

Se você anda tendo dificuldade para dormir há algum tempo, além da leitura, outros hábitos podem ajudar você a transformar seu sono em qualidade de vida.

Criei um e-book para ajudar pessoas com problemas para dormir, considere-o como um guia definitivo para uma boa noite de sono.

Baixe agora mesmo o e-book gratuito, clicando no link abaixo.

➥ Quero transformar meu sono em qualidade de vida agora

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *