Classificação internacional dos distúrbios do sono
Você sabia que existe uma Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono?
Sim, para você que pensava que distúrbio do sono era apenas insônia, saiba, existe, sim, uma Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono.
Por meio dessa classificação, especialistas têm mais subsídios em realizar os seus tratamentos.
A Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono são divididas em seis grupos (transtornos relacionados a insônia, transtornos respiratórios, transtornos de hipersonolência, transtorno do ritmo circadiano, parassonias e transtornos de movimento) que dividem-se, também, em outros subgrupos.
Além desses seis grupos, há, também, um sétimo grupo com distúrbios avulsos que não se enquadram nos citados acima.
Conhecer sobre a Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono é importante para a sua saúde
Você pode estar se perguntando como conhecer sobre a Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono pode influenciar positivamente na sua vida.
E diferentemente dos questionamentos do ensino médio, sobre onde esse conhecimento vai fazer diferença na minha vida?, a Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono pode ser usada, e muito, na sua vida cotidiana.
Principalmente se você fizer parte do grupo de pessoas que costumam se preocupar com a saúde.
Embora essa consciência devesse ser um uniforme em cada cidadão para consigo próprio, todos nós sabemos que na teoria é uma coisa, na prática é outra, e com a correria das atividades diárias, cuidar da própria saúde tornou-se raro entre nós, meros mortais.
Mas, pressuposto que você seja uma pessoa engajada a hábitos saudáveis, que busca estar em forma, saiba que o conhecimento na saúde do sono pode ser fundamental para que você tenha uma rotina com hábitos condizentes a benefícios para a sua a saúde.
Isso porque muitas pessoas relacionam uma rotina saudável apenas com uma boa alimentação e uma rotina de exercícios físicos, entretanto se esquecem que o dia inicia e termina com o sono.
Se você não dormir bem, automaticamente não terá disposição e será difícil manter outros hábitos saudáveis.
Ou seja, cuidar da saúde do sono, a fim de ter uma rotina regrada em tempo de descanso noturno e disposição durante o dia, é muito importante para a sua saúde de modo geral.
Por isso o conhecimento da Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono é importante, pois é através dessa Classificação que você poderá conhecer alguns distúrbios relacionados ao sono que podem ser muito prejudiciais para a sua saúde num todo.
Com esse artigo vamos lhe dar um parâmetro sobre esse conhecimento, na ótica da Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono.
Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono
A primeira coisa que precisamos saber sobre a Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono é o motivo pelo qual ela existe.
A priori, essa classificação tem como intuito fazer uma delimitação descritiva sobre as doenças que interferem na saúde do sono, seja do ponto de vista de dificuldade para dormir ou de despertar.
Além disso, a Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono tem como intuito criar uma classificação estrutural baseando-se em conceitos clínicos e científicos, mas que também tenham valia razoável para esses dois grupos.
Exemplificações quanto a Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono (CIDS)
Entendemos que trazer as informações mais clínicas da CIDS, não te levaria a absorver da melhor forma o conhecimento desses distúrbios.
Então, dividimos em exemplos de doenças conhecidas para dar “uma explicação geral” quanto ao tema e levá-lo ao conhecimento prático.
Transtornos relacionados à insônia
O exemplo mais comum em relação aos distúrbios, é a insônia, que pode ser classificada de diferentes maneiras dentro da Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono.
Diferentemente do que muitos acham, não é apenas a dificuldade em pegar no sono, mas, sim, a insônia pode ser um distúrbio relativo a doenças como a depressão ou síndromes como ansiedade ou compulsão.
Dentro da CIDS, existem 11 tipos de insônia, dentre os tipos estão relacionadas as insônias relativas a doenças mentais, a higiene do sono, causada por drogas ou outras substâncias químicas etc.
Transtornos respiratórios
Desse tipo de transtorno, o mais conhecido e principal transtorno respiratório presente na CIDS é a apneia do sono.
Entretanto, a apneia passa por uma série de estágios e formas, diferindo-se, também, entre crianças e adultos.
Transtornos de hipersonolência
Diferentemente da insônia, os transtornos de hipersonolência nada mais são do que o sono excessivo.
Ou seja, se os transtornos relacionados à insônia acarretavam a dificuldade em dormir, os de hipersonolência geram uma capacidade intensa em pegar no sono.
Há uma relação entre os dois distúrbios, isso porque a hipersonolência durante o dia muitas vezes é fruto de noites mal dormidas ou não dormidas, devido a insônia.
Doenças como a narcolepsia, que interfere no ritmo do sono, fazem parte de transtornos de hipersonolência.
Transtornos de ritmo circadiano
O ritmo circadiano define a regulagem fisiológica dos seres vivos.
Quando falamos em transtornos do ritmo circadiano na Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono, estamos falando em uma irregularidade no fisiológico ciclo do sono.
Dentre os fatores delimitados estão: síndromes de jet lag e dificuldade para engate, e avanço do sono dentro dos seus ciclos naturais no estado de hibernação.
Parassonias
As parassonias estão relacionadas diretamente com os transtornos para despertar.
Além disso, está diretamente relacionado a movimentos estranhos durante a noite, como se a atividade cerebral mantivesse-se ativa, como acontece no sonambulismo.
Transtornos de movimentos
Este, está relacionado diretamente a inquietações e situações semelhantes, onde movimentações corporais constantes e repetitivas acontecem durante a noite, devido a algum estímulo cerebral.
Bruxismo, câimbras, batidas corporais relacionadas à ansiedade ou até mesmo ingestão de substâncias prejudiciais, como drogas, tendem a acarretar esses transtornos.
Muito além da Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono
Agora que você já sabe a importância da Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono é importante que você siga acompanhando a saúde do seu sono.
Para isso, estamos disponibilizando via download o o e-book “O Guia Definitivo para uma Boa Noite de Sono”.
Isso tudo porque cuidar do seu sono é cuidar do seu principal patrimônio, o seu corpo.
Para isso, a CIDS nos deu uma força em conhecimento que pode ser ainda mais massificado com o e-book “O Guia Definitivo para uma Boa Noite de Sono”.