fbpx

Dormir bem é o melhor remédio

Rua Dr. Veiga Filho, 350 | 7ºandar - Higienópolis - São Paulo

álcool, sono, distúrbios do sono

Álcool atrapalha a qualidade do sono em 40%

Você é uma pessoa que gosta de beber socialmente? É válido ressaltar que, embora o álcool seja um facilitador para problemas de saúde, principalmente ao fígado, ele tem, também, relações diretas com distúrbios do sono.

Claro que o intuito desse artigo está longe de te desencorajar a beber.

Entendemos que tudo em excesso faz mal, por isso queremos alertar alguns cuidados que você deve tomar relacionados a horários, frequência e intensidade da ingestão de álcool, pois ele pode afetar, dentre outros fatores, o seu sono.

A geração atual têm se preocupado cada vez menos com a sua saúde, e quando falamos sobre isso, abrangemos o cuidado com a saúde do corpo, e também com a saúde mental.

Da mesma forma que há o alerta constante quanto às preocupações, quanto à saúde do corpo incentivando uma alimentação saudável e exercícios físicos, é importante que haja o entendimento geral de que a qualidade do sono faz parte desse processo.

Com isso, o conhecimento é sempre importante para o controle da saúde do sono, sua relação com a nossa qualidade de vida, de modo geral, sabendo como combater possíveis distúrbios do sono.

Uma geração que gosta de álcool e tem problemas com sono

Os jovens têm iniciado a sua relação com o álcool precocemente, muitas vezes até mesmo antes do mínimo permitido para compra e consumo, que são aos 18 anos, onde o jovem atinge a maioridade.

Da mesma forma, podemos identificar uma série de problemas relacionados ao sono com essa geração.

De acordo com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em pesquisa realizada em 2016, 80% dos adolescentes já haviam bebido pelo menos uma vez na vida.

Ainda segundo a pesquisa, 33% dos alunos de Ensino Médio consumiam álcool naquele tempo.

A Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) fez um levantamento na mesma época que concluiu que 22% dos jovens universitários eram tendenciosos a criar uma dependência do álcool.

E, embora o álcool seja uma substância lícita, de comércio e consumo permitido no Brasil (para maiores de idade), as suas substâncias químicas geram, se consumida de forma constante e excessiva, uma dependência.

E, dentre outros problemas causados pelo álcool, estão alguns distúrbios do sono.

E, convenhamos, se há algo que o jovem de hoje em dia gosta tanto quanto beber, como vimos nos números acima, é dormir. Mas infelizmente não tem sido um sono de qualidade.

Os efeitos do sono na adolescência e juventude dá-se justamente devido às alterações corporais e das habilidades cognitivas do indivíduo, onde os hormônios do cortisol e melatonina são ativados mais constantemente.

O primeiro desses hormônios é responsável para nos manter acordado e o outro para preparar o nosso corpo ao repouso.

Mas, também, podemos dizer que temos uma geração que dorme mal, por trocar horários de sono, se alimentar mal, e também por ser desregrada no consumo do álcool.

Os distúrbios do sono presente na sociedade atual

Segundo a Agência Brasileira de Vigilância Nacional (ANVISA), pouco mais de 36% dos brasileiros sofrem com distúrbios de sono, o que significa um universo de 73 milhões de brasileiros.

Inicialmente esses problemas relacionados ao sono, são frutos da falta de responsabilidade pessoal com os cuidados em dormir o tempo suficiente para repor as suas energias.

E nesse momento encontramos os jovens que trocam uma noite de sono pela boêmia do álcool.

A falta de conhecimento quanto a saúde do sono é outro fator fundamental para essa negligência.

Tipos de distúrbios do sono

álcool, sono, distúrbios do sono

Os distúrbios do sono abrangem um leque muito grande, os mais comuns são:

  • Insônia
  • Apneia do sono
  • Bruxismo
  • Sonambulismo
  • Síndrome das pernas inquietas

Esses distúrbios do sono podem ter decorrência direta dos problemas relacionados aos maus hábitos, ou serem sintomas de outros problemas como ansiedade e depressão.

A relação do álcool com os distúrbios do sono

Os problemas relacionados ao sono, como os distúrbios citados, podem ser intensificados pelo álcool.

De acordo com estudos realizados pela Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, a ingestão de álcool influencia gradativamente na qualidade do sono.

Para termos uma noção, um baixo consumo de álcool próximo do período de sono reduz em 9,3% a qualidade do sono, quando ingerido de forma moderada a qualidade do sono reduz em 24%, e quando consumido em excesso, a qualidade do sono reduz abruptamente em 39,2%.

Esse estudo foi publicado por um dos mais renomados jornais relacionados a questões clínicas e médicas, o JMIR Mental Health.

Você já reparou que o sono é eficaz para a renovação do corpo, mente e espírito?

Mas quando a pessoa consome álcool, ela automaticamente cai em um sono profundo, o que impede que ela passe por todos os estágios do sono, o que define uma noite de descanso de qualidade.

Quando dormimos após consumir álcool, a tendência é justamente entrarmos num estágio de desligamento total, tamanho o cansaço do nosso corpo, ou seja, não repousamos, que é o verdadeiro ideal de dormirmos.

O conhecimento sobre o sono

Você precisa absorver todas essas informações, pois elas são importantes para se manter um estilo de vida mais saudável e ter uma expectativa de vida maior.

E essa expectativa deverá ser baseada no autocontrole e na busca por um sono adequado.

Pensando na importância de ter esse conhecimento quanto a saúde do sono, incentivo o download e a leitura do e-book “O Guia Definitivo para uma Boa Noite de Sono”.

Através dos conhecimentos trazidos pelo guia, você com certeza vai se alertar das questões relacionadas aos distúrbios do sono, inclusive das relacionadas ao consumo de álcool.

Além disso, ao fazer o download do material você terá maiores informações sobre doenças e síndromes que afetam o ciclo do seu sono.

Tudo isso, influencia diretamente no estilo de vida saudável, tanto quanto a preocupação com a realização de atividades físicas que mantém o corpo em movimento, e o controle de uma alimentação balanceada.

O sono inicia e encerra o nosso dia, e os cuidados com ele são fundamentais para uma melhor qualidade de vida, por isso conhecer o seu sono é tão importante.

Como médico psiquiatra especializado em medicina do sono, aconselho que você baixe gratuitamente o e-book “O Guia Definitivo para uma Boa Noite de Sono” e tenha o conhecimento necessário para dormir bem por toda a sua vida.

↪ Quero saber como dormir bem de agora em diante.