5 doenças que causam sono nas pessoas
Você certamente sabe que a sua saúde está diretamente atrelada ao sono, não é!?
Uma noite mal dormida gera cansaço e consequências negativas ao seu dia. Mas você sabia que há algumas doenças que causam sono?
Sim, estamos acostumados a ouvir falar sobre doenças que tiram o nosso sono ou que é diagnosticada em decorrência da falta de sono. Entretanto, existem doenças que tem o sono como um dos seus sintomas.
Algumas dessas doenças que causam sono são infecciosas, outras crônicas, algumas transmitidas hereditariamente, e outras transmitidas até por picadas de insetos.
Eu sou o Dr. João Gallinaro, e nesse artigo vou te apresentar 5 doenças que causam sono.
Mas muito além do que você saber quais são, é fundamental que depois você entre na área de contato do blog e deixe a sua dúvida para mim. Assim poderei responder ao que você precisa realmente saber.
Confira, então, 5 doenças que causam sono a seguir
1. Doença do sono
Nada mais justo do que começar com a doença que leva sono no nome.
A “Doença do Sono” é transmitida pela espécie de mosca “Tsé Tsé”.
O parasita liberado pela mosca pode se instalar até mesmo no cérebro de uma pessoa, levando, inclusive, à morte.
A partir do momento em que a mosca suga o sangue de um indivíduo, ele acaba sendo contaminado pela doença, que causa insônia durante o período noturno, mas, por outro lado, sendo acometido por constante cansaço durante o dia.
Isso ocorre devido a anomalias cerebrais causadas pelo parasita que é transmitido pelo inseto quando suga o sangue do indivíduo.
No mês de novembro de 2018, a Agência Europeia de Medicamentos (AEM) desenvolveu um tratamento via oral capaz de curar a pessoa acometida pela doença dentro do prazo de dez dias.
O medicamento, chamado fexinidazol, e foi desenvolvido inicialmente por uma indústria farmacêutica alemã, na década de 1980.
Mas, na verdade, quem fez com que os estudos sobre a substância solucionasse os sintomas da doença do sono foi a Iniciativa Drogas para Doenças Negligenciadas, parte da conhecida organização Médico sem Fronteiras.
Para desenvolver o tratamento para essa respectiva doença que causa sono, a iniciativa precisou da patente da droga que era de uma grande farmacêutica francesa.
Os estudos para o desenvolvimento do medicamento iniciaram em 2009. Foram quase 10 anos entre estudo, testes e aprovação para o tratamento.
Antes do tratamento atual houve muitos problemas com o anterior. Através de uma droga chamada melarsopol, substância injetável de forma intravenosa que corroeu veias de pacientes, gerou convulsões e matou 5% das pessoas que passaram pelo tratamento.
Embora grave, a doença concentra-se majoritariamente no continente africano, estando relativamente longe do solo brasileiro.
Caso você vá viajar à África, ou algum lugar próximo, entre na área de contato do blog clicando aqui, envie para mim suas dúvidas mais específicas sobre isso.
2. Diabetes
Essa é uma doença crônica bastante conhecida, resultada pelo excesso de açúcar nos vasos sanguíneos.
A baixa distribuição de glicose no corpo é uma das causas do cansaço excessivo, tornando, assim, a diabetes como uma da série de doenças que causam sono.
Outro fator que faz com que a diabetes entre no grupo de doenças que causam sono é a alteração que ela provoca no metabolismo, com a liberação constante de líquido.
Quase todo mundo tem uma pessoa na família ou um conhecido que possui diabetes e, não sei você já reparou, mas note: elas constantemente vão ao banheiro.
Isso acontece porque é justamente a baixa distribuição de glicose no corpo que faz com que ela urine mais do que o normal.
Essa desidratação interfere diretamente no desempenho nas atividades diárias do indivíduo, gerando, assim, o sono frequente.
3. Depressão
Diferentemente das doenças anteriores, causadas por insetos ou crônicas, a depressão é uma doença emocional.
Por muito tempo, a doença foi vista com muito preconceito pela sociedade que estigmatizou a depressão como “frescura”, “doença de rico”, entre outros termos pejorativos.
Entretanto, hoje em dia ela é mais comum do que se pensa, afetando mais de 300 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Também de acordo com a OMS, a depressão é a doença mais incapacitante do mundo, ou seja, é a que mais causa perda de estímulo, tanto físico como mental.
Esses números levam a depressão à linha de doenças que causam sono, já que a incapacidade causa cansaço constante.
4. Apneia do sono
Você ronca bastante enquanto dorme? Tome cuidado, pois isso pode ser apneia do sono, doença que pode levar até mesmo à morte.
A apneia do sono é uma doença respiratória que faz com que as vias aéreas fiquem obstruídas durante a noite.
Caracteriza-se como uma das doenças que causam sono justamente pelo fato de que o distúrbio faz com que o indivíduo que tem a doença acorde repetitivamente durante a noite, devido a falta de ar.
Caso o indivíduo não acorde, pode sufocar-se enquanto dorme e, falecer.
As noites mal dormidas podem acumular cansaço ao indivíduo que terá problemas com sono durante o dia.
Caso você note qualquer familiaridade com os sintomas e queira maiores informações quanto o que a apneia do sono pode causar, entre em contato comigo para tirar suas dúvidas, clicando aqui.
5. Doenças cardíacas
Após passar por doenças psicológicas, crônicas, respiratórias e causadas por inseto, vamos ao compilado de doenças cardíacas que configuram-se como doenças que causam sono.
Essas doenças são comuns na sociedade contemporânea, devido a cultura da má alimentação.
As alterações cardíacas devido ao excesso de gordura e açúcares tendem a prejudicar o bombeamento de sangue pelo corpo, ocasionando, por tabela, maior cansaço e menor estímulo disposição nas atividades cotidianas.
Outras doenças que causam sono
É claro que as doenças que causam sono são muito mais que além dessas 5 que aqui foram citadas.
Segue, então, uma lista de outras doenças que interferem diretamente no estímulo diário e que geram sonolência constante:
-
- Anemia;
-
- Fibromialgia;
-
- Tireóide;
-
- Alergia ao Glúten;.
- Desregulação hormonal
Se você possui uma dessas doenças e quer saber o motivo pelo qual elas causam sono, não se preocupe e não sofra por antecipação. Entre em contato comigo para tirar suas dúvidas, clicando aqui.
Busque tratamento contra as doenças que causam sono
Se o sono é constante para você, e não é aquela preguiça desvairada, tome cuidado.
É preciso tomar cuidado em ter bons hábitos com algumas atividades diárias que podem te ajudar a reverter esse quadro, como beber água, passar menos tempo exposto a aparelhos eletrônicos, fazer uma dieta, etc.
Mas dependendo do quadro, é necessário ir mais afundo no tratamento.
Meu nome é Dr. João Gallinaro, sou especialista em medicina do sono, e estou disponível para tirar todas as dúvidas a respeito das doenças que causam sono e esclarecer se o seu cansaço é natural, ou precisa ser tratado.
Clique no link abaixo para tirar suas dúvidas com o Dr. João agora.