Dormir bem não basta: O Podcast com o Senhor Tanquinho mostra como ter as melhores noites de sono da sua vida
Que dormir bem é uma das mais fundamentais e importantes atividades a se ter para uma vida feliz e saudável ninguém duvida.
É claro que, com uma pesquisa rápida, podemos encontrar uma ou outra prática, técnica, que pode fazer com que tenhamos um sono de mais qualidade à noite.
Mesmo assim, é preciso entender que uma boa qualidade de sono — ou seja, ter noites de sono boas e de qualidade contínua – não vem apenas com a prática de algumas ações simples e que são feitas de modo esporádico.
É preciso agir e trabalhar sobre os problemas para adormecer e ter uma qualidade de sono de um modo integrado.
E neste conteúdo, eu vou te mostrar como o ato de dormir bem pode passar a ser uma constante em suas noites.
E mais ainda, como você pode obter as melhores noites de sono da sua vida.
São informações presentes que aprofundo em um Podcast que gravei recentemente com dois amigos.
Acompanhe.
Rotina do Sono: sem ela, não há como dormir bem com consistência
Eu tenho estudado por muito tempo — após minha formação em Psiquiatria — a Medicina do Sono, área de especialização que eu escolhi.
Nela, o foco do meu trabalho sempre foi como dormir bem sem a necessidade de uso de medicamentos para indução de sono.
Nesse tempo, tive a oportunidade de estudar um pouco com especialistas numa viagem que fiz a Pittsburgh, Estados Unidos.
Lá, eu pude aprender sobre um treinamento gradativo para melhora do sono totalmente sem o uso de remédios. E voltando para o país, montei um ambulatório onde desenvolvo um trabalho baseado neste treinamento para meus pacientes.
E ajudo a disseminar esse conhecimento por meio de vídeos, podcasts, entre outros canais.
Uma das certezas que meus estudos tem levado é a de que não tem como dormir bem sem uma boa rotina de sono.
Rotina essa que nada mais é do que a adoção e manutenção de hábitos e práticas positivas para o sono, executadas de forma recorrente.
Como por exemplo, ter um horário estabelecido para dormir e um outro para acordar todos os dias. Independentemente de ser feriado ou fim de semana, pois esse hábito deve ser mantido por toda a vida.
A Rotina do Sono também deve ser complementada por outras práticas, que visam trabalhar sobre bons fatores comportamentais para o sono.
Fatores comportamentais: o segredo para uma boa e permanente qualidade do sono
É bem comum muitas pessoas com problemas de insônia acreditarem com firmeza de que não há como dormir bem à noite sem tomarem algum tipo de remédio.
Dentre alguns exemplos estão os calmantes, suplementos de melatonina, etc.
Porém, como sempre digo em meu consultório e nas mídias digitais, o nosso corpo é feito, por natureza, para dormir bem.
E grande parte dos nossos problemas com o sono podem ser tratados através de mudanças comportamentais. Ou seja, na adoção de comportamentos positivos para o sono.
E que hábitos comportamentais seriam estes?
Bom, para começar é preciso entender que nosso corpo precisa de escuridão para começar a sentir sono. Isso porque a produção de melatonina, que no corpo humano causa sonolência, precisa de ambientes escuros para ser mais ativada.
Então, uma boa prática para estimular a melatonina natural é evitar uma exposição muito grande à chamada luz azul, que inibe e diminui os efeitos da melatonina no organismo.
Mas hoje em dia é difícil, pois passamos muito tempo em frente a televisores, computadores, celulares e outros aparelhos que emitem essa luz.
O que nem sempre é possível, mas cujos efeitos podem ser atenuados, é o uso de aplicativos e filtros que reduzem a incidência dessa luz sobre os olhos.
Outras atitudes comportamentais são, por exemplo, evitar comer refeições pesadas à noite, deitar-se na cama apenas quando se tem sono, não consumir cafeína em excesso ou bebidas alcoólicas…
Enfim, a mudança de comportamento muda totalmente a qualidade do seu sono.
Você pode conferir mais informações sobre fatores comportamentais e sono neste podcast.
Condições de ambiente propícias para o melhor sono possível
Além das práticas comportamentais corretas para dormir bem, é necessário também manter um ambiente adequado para o sono de qualidade.
E quando falo de ambiente, quero dizer evitar ficar em ambientes muito iluminados antes de dormir. E no quarto onde for dormir o ideal é sempre que ele fique escuro quando for se deitar.
Também é bom manter uma temperatura adequada no quarto em que a pessoa vai dormir.
Em geral, os ambientes mais frios são mais fáceis para adormecer, pois o corpo responde ao frio preservando energia para converter em calor, e isso faz com que ele desacelere e leve a sentir sono.
Vale frisar ainda que dá pra estabelecer uma temperatura ideal de 18 a 19ºC.
Ainda há uma outra boa medida para o ambiente, que é diminuir ao máximo os ruídos, que podem inibir o sono. Caso necessário, use protetores auriculares para reduzir o nível de ruídos no seu ambiente de dormir.
Essas três medidas fazem parte de um processo conhecido como higiene do sono e é uma das melhores coisas a se fazer para dormir melhor de forma recorrente.
Melatonina e outros medicamentos: qual sua relevância real para estimular o sono e tratar insônia
O meu trabalho na Medicina do Sono sempre é voltado para conseguir tratar e sanar problemas de insônia sem o uso de medicamentos.
Faço dessa forma pois são muitos raros os casos em que os medicamentos realmente são necessários.
Veja o caso dos suplementos de melatonina. Em geral, a pessoa consegue produzir o suficiente para dormir bem sempre.
E essa produção se dá em torno de duas a três horas antes da pessoa dormir.
Então geralmente não é que há falta de melatonina, mas sim a pessoa que está usando ela de forma errada, como já abordei em um vídeo.
Sobre outros medicamentos, fica sempre a dica:
Eles devem ser recomendados sobre prescrição médica e apenas para os casos mais graves de insônia.
Pois em geral, é totalmente possível dormir bem sem uso de remédios.
Um Podcast perfeito para quem deseja ter o melhor sono sempre
Quer mais informações aprofundadas sobre o que falei neste post?
Então confira minha participação no PodCast abaixo, onde conversei com a galera do Sr. Tanquinho sobre sono de qualidade.