fbpx

Dormir bem é o melhor remédio

Rua Dr. Veiga Filho, 350 | 7ºandar - Higienópolis - São Paulo

Como o zumbido afeta o sono e como evitar esse sofrimento

Você já sentiu um zumbido em seu ouvido durante a noite?

Está tudo indo muito bem, quando de repente o seu ouvido começa a chiar. Você acorda e vê que não tem nada, pelo menos aparentemente, fazendo algum tipo de som.

Independentemente dos sons que você pode estar escutando durante a noite, é importante que você saiba que todo e qualquer tipo de zumbido está relacionado a algum distúrbio do sono.

O zumbido pode ter diferentes sons e variar de acordo com os indivíduos.

Enquanto algumas pessoas escutam um zumbido semelhante aos dos insetos, outras podem escutar um chiado semelhante ao som do chuveiro, um assobio etc.

Isso gera dificuldade em conseguir dormir, seja engatando o sono ou mantendo-o constante, e é extremamente prejudicial à sua saúde.

Ter controle sobre o seu fluxo de descanso é fundamental para a sua qualidade de vida, mas antes de qualquer coisa, precisamos conhecer melhor do que se trata esse assunto.

E no intuito de entrarmos nessa estrada de conhecimento, vamos juntos com esse artigo, alertar os motivos, causas, prevenções, tratamentos e tudo mais que você precisa saber quanto ao zumbido noturno.

O zumbido é mais comum do que você imagina

Você pode ter ficado receoso de compartilhar sobre esse problema com outras pessoas, o que é natural, mas saiba que o zumbido auditivo é mais comum do que você imagina.

Há quase dez anos, em uma pesquisa realizada em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) notou-se que 278 milhões de pessoas em todo o planeta sofre com o Tinnitus, nome técnico dado ao problema de zumbido noturno.

Se formos traçar esses dados em âmbito nacional, no Brasil está aproximadamente 10% de todo o contingente de pessoas que sofrem com os zumbidos, sendo especificamente 28 milhões de indivíduos que precisam conviver com esse transtorno.

A grande diferença entre os zumbidos de algumas pessoas para com outras é a forma em que eles se apresentam.

Há mais de 200 maneiras que o zumbido pode se manifestar, sendo as mais comuns:

  • Chiado (mais comum)
  • Apito
  • Assobio
  • Barulho de campainha
  • Barulho de cachoeira
  • Som de concha
  • Pulsada no coração
  • Panela de pressão
  • Som de insetos

Mas, por que os zumbidos ocorrem?

zumbido

Talvez você tenha entendido que zumbido é algo mais natural do que pensamos, entretanto, ser natural não significa que seja normal.

E além de entender a sua recorrência, é importante que saibamos o por que o zumbido ocorre, e a partir daí, que os diagnósticos de prevenção e tratamento poderão iniciar.

O primeiro fator que leva ao zumbido noturno é a sua forma de realizar as atividades no cotidiano.

Você está acostumado a se expor constantemente ao barulho?

Se sim, a possibilidade de você sofrer com zumbidos durante a noite passa a ser maior.

Sabe aquela história de não colocar o fone tão alto no ouvido, ficar atento quanto ao volume da televisão e demais exposição a barulhos intensos… então, tudo isso contribui diretamente para que você sofra com zumbidos noturnos.

O zumbido passa a estar associado a distúrbios do sono a partir daí, já que uma vez que o seu cérebro continua recebendo informações por meio de sons, o repouso não será completo e você automaticamente passará a ter dificuldades para dormir.

Em algumas ocasiões também, o zumbido pode estar diretamente relacionado a distúrbios como crises de ansiedade, depressão, irritabilidade e desgaste emocional.

Justamente por essa variação de possibilidades, o tratamento nesses casos é um desafio para os especialistas na saúde do sono.

Entretanto, é muito importante que venhamos em busca desse tipo de conhecimento para que tenhamos uma vida completa, quanto aos cuidados com a nossa saúde.

O principal alvo dos zumbidos

Profissionais que se expõem muito ao barulho, principalmente próximo aos tímpanos, são os mais propensos a sofrer com zumbidos durante a noite.

Operários de metalúrgicas, DJ’s, repórteres esportivos, músicos e stafs de bandas e eventos estão submetidos a muito barulho de forma constante e, consequentemente, são os mais predispostos a ouvir zumbidos enquanto dormem.

Segundo o Instituto Ganz Sanchez e a Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido, os zumbidos não possuem relação com uma perda auditiva total, mas é um sinal de que alguma coisa está errada no que diz a respeito a sua saúde auricular.

Esses problemas acabam interferindo por tabela na saúde do sono, pois o som pode ocasionar o despertar precoce durante o período de descanso noturno e mantém a atividade cerebral.

Tratamentos contra os zumbidos

zumbido

Antes de pensarmos em tratamento contra os zumbidos é muito bom que a gente coloque em prática o bom e velho ditado que diz que é melhor prevenir do que remediar.

Então, é bom deixar claro que o primeiro grande tratamento é a prevenção. E quem anda de mãos dadas com a prevenção é o conhecimento.

Ter total conhecimento acerca de fatores relacionados à saúde do sono é, primeiramente, fundamental para que você tenha noção total sobre prevenção e tratamento do zumbido que afeta diretamente os estágios do seu sono.

Um dos tratamentos contra os zumbidos mais aplicados é o TRT, Tinnitus Retraining Therapy, método que busca a tranquilização no processo de ingresso do sono.

Com isso, os zumbidos não são retirados de forma grosseira, até porque isso nem é possível, mas é substituído aos poucos por outros sons relaxantes.

Ou seja, o indivíduo passa a ser exposto a um tipo de som tranquilizante para que ele não esteja em um ambiente totalmente silencioso, assim os sons calmantes o levarão ao sono.

É como se fosse um processo de progressão descontínua ou de redução de danos.

Conhecimento soa mais alto que zumbido

Independentemente das preocupações com os zumbidos, é importante saber que o conhecimento sobre esses problemas e tudo que cerca a saúde do sono é fundamental para que venhamos solucioná-los.

Pensando nisso, disponibilizamos “O Guia Definitivo para uma Boa Noite de Sono”, e-book completo para que você saiba tudo o que se passa no universo do sono e venha a ser pontual no tratamento e prevenção de qualquer transtorno.

Dentre os conhecimentos que você terá acesso, estão a compreensão acerca dos zumbidos e todas as formas de evitá-los.

Então, não perca tempo e invista na sua saúde, invista no seu descanso.

Baixe agora mesmo o e-book O Guia Definitivo para uma Boa Noite de Sono, clicando abaixo:

↪ Quero investir na saúde do meu sono de forma gratuita.