fbpx

Dormir bem é o melhor remédio

Rua Dr. Veiga Filho, 350 | 7ºandar - Higienópolis - São Paulo

como ter qualidade de vida

Você busca qualidade de vida? Não deixe de ler isso!

Para você, o que é ter qualidade de vida? Quais são os hábitos que ajudam você nesse sentido?

Sim, aqueles hábitos cotidianos que demonstram uma vida saudável, intensa e cheia de ânimo.

Você pode relacionar a qualidade de vida diretamente à boa alimentação, às atividades físicas diárias, à falta de estresse… mas será que não está faltando alguma coisa nessa lista?

E o descanso? Boas noites de sono também fazem parte da base para uma boa qualidade de vida, você não acha?

Diga, então, como fica o seu humor após uma noite mal dormida. Ou como fica a sua disposição após uma noite em que não dormiu bem?

Uma noite em que você dorme mal gera estresse e sensação de cansaço. Já a renúncia da noite de sono gera total cansaço, falta de concentração e interfere em várias funções do cérebro.

E qualquer semelhança desses exemplos citados com alguma situação que você já tenha vivenciado, não é mera coincidência.

Agora, faço uma nova pergunta: há qualidade de vida estando cansado, mal-humorado, distraído, com sono?

É claro que não. Vamos falar sobre isso hoje

Entretanto, esse artigo não será construído sozinho. É preciso que você participe de forma ativa na sua leitura para explorarmos juntos o tema e esclarecer dúvidas suas.

Por isso, convidamos você a participar conosco enviando comentários nesse texto, dando suas opiniões quanto à importância do sono na qualidade de vida, além citar demais hábitos que auxiliem o sono nessa busca pela melhor qualidade de vida.

E então, vamos lá? Confira a seguir as próximas linhas com atenção.

A qualidade de vida na raiz

Para começarmos a bater nosso papo, precisamos entender o que significa, de forma prática, a ideia de qualidade de vida.

Afinal, qualidade e vida são termos bastante relativos, quando separados.

Para a Organização Mundial da Saúde, a qualidade de vida está atrelada a 6 fatores:

    • Físico;

    • Psicológico;

    • Nível de Independência;

    • Relação Interpessoal;

    • Meio Ambiente;

  • Aspectos Religiosos.

A OMS afirma que a qualidade de vida refere-se à “percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

Por sinal, a Organização Mundial da Saúde distribui 2 tipos de questionários (um com 100 e outro com 26 perguntas) que analisam o quanto como é a qualidade de vida de uma pessoa, considerando os fatores acima listados.

Então, num contexto geral, a qualidade de vida é totalmente influenciada pelo tripé: corpo, mente e espírito.

Ou seja, para uma boa qualidade de vida, é importante que você esteja cuidando da saúde do seu corpo, com a sua mente e as suas emoções e em um estado de espírito cativante, onde, além de você estar bem consigo mesmo, fará bem para quem está ao seu redor.

Hoje, existem milhares de pessoas não conseguem ter boas noites de sono, e buscam formas de como dormir melhor para melhorar a qualidade de vida.

E onde entra o sono na qualidade de vida?

Na correria do dia a dia, pode ser difícil ter uma boa qualidade de vida, principalmente equilibrando tudo o que foi listado acima.

Até mesmo manter-se equilibrado entre corpo, mente e espírito já é uma missão difícil.

Agora, saiba que se tem um fator muito importante para o equilíbrio desse tripé, é o sono de qualidade.

Mesmo em meio ao turbilhão de afazeres diários, uma boa noite de sono é essencial para o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Sem dormir bem não já como ter qualidade de vida.

Uma noite de sono por si só tende a auxiliar no seu corpo, pois interfere no metabolismo, relacionando-se diretamente com o emagrecimento e o controle do peso; na mente, o sono restaura diretamente em habilidades cognitivas e motoras; e no estado de espírito, o sono interfere diretamente no humor.

Por isso é tão importante encontrar maneira de como ter uma boa noite do sono e ter mais disposição para a vida.

Relação entre sono e qualidade de vida

qualide de vida e o sono

De acordo com o Laboratório de Sono do Instituto do Coração (InCor), a cada período histórico e cronológico que passa, menos as gerações dormem.

Segundo relato da direção do InCor, dormia-se nove horas diárias, em média, no início do século XX. Hoje esse tempo vem diminuindo gradativamente.

A vida agitada das grandes metrópoles é a causa natural para essa agitação que interfere diretamente no sono e, consequentemente, na qualidade de vida.

Entretanto, distúrbios do sono (como a própria insônia ou a apneia do sono) são situações que vão além da vida urbana e prejudicam muito a qualidade do sono e precisam ser devidamente tratadas.

Tudo isso acontece porque, durante a noite de sono, o organismo desenvolve funções muito importantes para a qualidade de vida.

Funções estas como: fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios, consolidação da memória, entre outros fatores diretamente ligados às nossas habilidades cognitivas e motoras.

Fatores que interferem na qualidade de vida do sono

Há inúmeros fatores que influenciam, tanto positivamente quanto negativamente, no seu sono.

Para que tenhamos uma noite de sono tranquila é importante que evitemos algumas situações.

Estresse

Pessoas extremamente estressadas têm como costume trocar o dia pela noite.

Ou, na melhor das hipóteses, tendem, por sua agitação, dormir tarde… mas acabam acordando cedo devido ao turbilhão de afazeres no dia seguinte.

O saldo negativo dessa prática, que só prejudica o sono, é um desgaste físico, mental e emocional gigantesco.

Em alguns casos, o estresse pode desencadear crises de ansiedade, depressão ou síndrome do pânico, além de outras doenças de cunho emocional que afeta, também, o relacionamento interpessoal do indivíduo e, ao gerar uma falta de estímulo para todo e qualquer tipo de atividade, pode ser prejudicial fisicamente.

Má alimentação

Embora essa frase esteja bem batida: você é o que você come, sim.

Alimentos ricos em gordura e carboidratos podem desencadear diversas doenças, como a própria obesidade e o sobre peso.

Por isso, uma boa alimentação é tão importante para a qualidade de vida e comer mal pode interferir na qualidade do seu sono.

Isso porque o sono interfere diretamente no seu metabolismo.

E nesse ciclo vicioso da alimentação, influenciando negativamente o seu sono e a sua qualidade de vida, você pode colocar a sua saúde em grande risco.

Ambiente desfavorável

Um ambiente bom para um descanso pleno deve ser arejado, quieto e escuro. Esse tipo de ambiente qualifica o seu descanso.

Dormir é um hábito que define a nossa qualidade de vida, é o nosso momento de descanso e ele precisa ser zelado.

Bem descansado, o ser humano consegue estar inteiro para todas as demais atividades do cotidiano e fazer valer a sua qualidade de vida.

A qualidade de vida envolve um sono saudável

qualidade de vida e o sono

Para que você durma bem e tenha, por tabela, uma boa qualidade de vida, pequenas atividades cotidianas precisam ser colocadas em prática.

Mantenha-se o mais tranquilo possível, extravasando o seu estresse em alguma atividade, como a prática de esportes, por exemplo, mas evitando essas práticas próximo ao horário de sono

Procure balancear a alimentação, adeque o seu quarto ou local que você dorme para ter sono de qualidade, usando a sua cama apenas para dormir, em um ambiente sem iluminação e bem arejado..

O fato é que a qualidade de vida envolve diretamente a saúde do seu sono que, por si só, interfere diretamente no desempenho das suas atividades diárias.

Muitas pessoas possuem hábitos que são muito benéficos à qualidade de vida, situações individuais que fazem muito bem para o seu tripé: corpo, mente e espírito.

Você possui algum hábito pensando na sua qualidade de vida?

Comente nesse artigo qual é esse hábito.

Você pode deixar aqui embaixo no campo dos comentários a sua opinião, seja sobre o conceito quanto a qualidade de vida ou sobre o que abordamos de modo geral nesse texto.

Com isso você pode tirar dúvidas e fazer um grande intercâmbio de conhecimento mútuo.

Por isso convidamos que você participe comentando nesse post, para que venhamos construir e propagar hábitos que levem às pessoas a importância do sono e o quanto ele está atrelado a qualidade de vida.