fbpx

Dormir bem é o melhor remédio

Rua Dr. Veiga Filho, 350 | 7ºandar - Higienópolis - São Paulo

sono inovações tecnológicas para conhecer

Inovações tecnológicas relacionadas a sono que você precisa conhecer

Quantas horas de sono você tem por noite? Oito? Seis? Menos?

Se manter você não vem mantendo de 8 a 6 horas de sono por noite e não vê problema nisso, é hora de você fazer uma autoavaliação.

Isso porque o sono é muito importante para nossa qualidade de vida.

Abrir mão desse tempo em prol de dedicar-se a outras atividades é um grande erro, já que é o descanso do sono que produz a devida disposição para que você realize com qualidade os seus feitos diários.

Pois bem, mas voltemos à questão da sua autoavaliação.

Temos que falar sobre um assunto muito sério: a insônia. Esse é um dos grandes males do século.

Nada menos que 80 milhões de brasileiros sofrem dos tormentos da insônia.

Em pleno século XXI, onde as tecnologias digitais já estão impregnadas no nosso cotidiano, você precisa prestar atenção na sua relação com as inovações tecnológicas e o quanto elas interferem negativamente no seu sono.

Seja um smartphone novo, um lançamento no mundo dos videogames, um aplicativo inovador, enfim… quanto tempo diariamente você gasta com essas inovações tecnológicas?

As inovações tecnológicas são muitas vezes vista como inimiga do sono, e se você talvez se incomode com isso, se gosta de usar bastante os seus dispositivos de comunicação (smartphone, tablets, computadores, etc)…

Mas, saiba, não precisa ser bem assim.

Ao invés de interferir negativamente no seu sono, as inovações tecnológicas podem te ajudar na busca de como ter uma boa noite de sono, ou até mesmo a se conscientizar do que a falta de sono está fazendo com você.

Como assim? Tecnologia para melhorar ou monitorar o sono? Isso te surpreende?

Veja como empresas como Ford, Apple e muitas outras têm investido em inovações tecnológicas voltadas ao mercado do sono.

Vamos falar sobre isso nesse artigo aqui. Então preste atenção nas próximas linhas, confira como a tecnologia também pode te ajudar a melhorar o seu sono.

A falta de sono é um problema global a ser resolvido…

sono e inovações tecnológicas

As grandes inovações tecnológicas estão atreladas diretamente aos maiores núcleos de desenvolvimento do mercado financeiro.

Essas empresas de tecnologia movimentam milhões de dólares por todo o planeta, e até mesmo auxiliam outros segmentos com as suas inovações tecnológicas.

E é assim que elas ganham (muito) dinheiro: desenvolvendo tecnologia que resolve problemas reais.

Mas o que isso tem a ver com o sono?

Bem, a falta de sono de qualidade é um problema que milhões de pessoas enfrentam no mundo inteiro. Um grande problema a ser resolvido.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos realizou um levantamento que informou que 33% dos adultos não possuem o tempo necessário de sono.

Em valores, o baixo rendimento acarretado pela falta de descanso resulta num déficit financeiro de 400 bilhões de dólares por ano no mercado.

Esse prejuízo é melhor detalhado pelo relatório de pesquisa promovido pela Rand Europe, que apontou que, devido ao cansaço dos funcionários, 1,2 milhão de dias de trabalho são perdidos nos Estados Unidos da América.

E como a indústria do sono responde a isso?

Se a maioria dos segmentos têm apostado fundamentalmente nos avanços tecnológicos, as empresas que trabalham com produtos relacionados ao sono parecem ainda dormirem no ponto.

Não vemos grandes inovações tecnológicas quando o assunto é novos colchões e travesseiros, por exemplo.

Além disso, a forma que dormimos ainda é muito semelhante ao dos nossos pais, avós, bisavós e por aí vai.

Entretanto, os tempos são outros e a aceleração causada pelas próprias inovações tecnológicas fez com que o mundo ficasse mais agitado.

Logo, a própria tecnologia, que pode prejudicar o nosso sono em alguns sentidos, precisa marcar presença na construção de um descanso mais saudável.

As inovações tecnológicas que já poderiam ter entrado em nosso quarto ainda não se popularizaram, mas isso já está chegando ao fim.

Confira a seguir as principais inovações tecnológicas que têm sido testadas para influenciar na saúde do nosso sono e comente conosco nesse post, quais as suas preferidas.

Grandes inovações tecnológicas para o sono

Sem mais delongas, confira as grandes inovações tecnológicas que influenciarão diretamente na saúde do sono.

Algumas dessas inovações ainda são pequenos escopos de grandes empresas, outras já estão em períodos de testes e algumas já estão até prestes a serem lançadas no mercado.

◉ Traje do sono Ford

A primeira inovação tecnológica serve mais como um alerta para conscientização dos perigos que o sono oferece ao se dirigir qualquer veículo.

Pioneira no mercado automobilístico, a Ford olhou para os dados da Comissão Europeia que revelam o número impressionante: 20% dos acidentes de trânsito são causados por excesso de fadiga e falta de sono.

Em uma campanha de conscientização, a empresa desenvolveu um traje que contém boné, colete e pesos de braço e tornozelos para que motoristas consigam sentir, de maneira consciente, quais são os efeitos do sono ao se guiar um carro.

Os óculos simulam os cochilos involuntários, impossíveis de serem controlados quando se está muito cansado. Esses cochilos podem acontecer até mesmo quando o motorista está de olho aberto, podem durar até 10s (tempo suficiente para percorrer centenas de metros com um carro em alta velocidade).

O colete e pesos nos membros dos motoristas simulam a lentidão dos movimentos e reflexos quando estamos muito cansados.

◉ Beurer SleepExpert

sono inovações tecnológicas atuais

A empresa norte-americana Beurer apresentou a inovação tecnológica voltada ao sono, chamada Sleep Expert.

A tecnologia consiste em monitorar o sono dos seus usuários por meio das vias sonoras, em uma espécie de “sono inteligente”.

Segundo a empresa, o intuito do aparelho é ajudar as pessoas que o utilizam a criar rotinas de sono saudáveis e completas.

Por meio do Sleep Expert, dá para se diagnosticar fatores prejudiciais ao sono, como a apneia e a agitação noturna.

◉ Philips Somneo e Philips Smart Sleep

Empresa holandesa referência em eletroeletrônicos, a Philips está embarcando nas inovações tecnológicas voltadas ao mercado do sono.

Com isso, a marca está lançando o Philips Somneo, que tem como objetivo usar uma iluminação despertadora que influencia na terapia do sono.

inovações tecnológicas para o bom sono

O outro dispositivo se chama Philips Smart Sleep, um acessório para a cabeça que influencia no sono.

inovação tecnológica para o sono de uso prático

Enquanto o Philips Somneo emite influências sonoras para otimizar o tempo de descanso, o Smart Sleep trabalha com o acessório em conjunto com smarthpones, de forma algoritimizada, assim como com as redes sociais atuais, auxiliando nas etapas do despertamento de quem o utiliza.

◉ Apple

A empresa da maçã também deve lançar suas inovações tecnológicas voltada ao mercado do sono.

Vale ressaltar que em 2016 a Apple comprou a Beddit, empresa de monitoramento de sono por meio de um dispositivo incutido em colchões.

Agora, documentos da Federal Comunication Commission, agência regulamentadora da telecomunicação norte-americana, apontam para a aprovação de um monitorador de sono que está sendo desenvolvido pela Apple.

Ainda não se tem muitas informações sobre o produto, mas sabemos que tudo o que a Apple se propõe a fazer geralmente é muito bem-feito.

O novo equipamento está sendo desenvolvido justamente pela Beddit da Califórnia.

E aí, o que você achou?

É claro que essas tecnologias ainda não estão próximas de chegar ao Brasil. Como foi dito durante o texto, algumas ainda não estão sendo desenvolvidas ainda, de fato.

Contudo, é importante que já pensemos na frente e criemos diálogos sobre esse tema, afinal, essas inovações tecnológicas influem diretamente na saúde do nosso sono.

Portanto, convidamos você a debater sobre a relação entre as inovações tecnológicas e o sono em nossos comentários.

Diga quais foram os prós e os contras que você acha de cada inovação tecnológica apresentada.

Diga, também, qual foi a sua preferida.

Qual você usaria, dentro do seu contexto local e social?

Todas essas informações são importantes para entendermos como essas inovações tecnológicas poderão (ou não) ajudar as pessoas que buscam como dormir melhor.

Contribua com esse assunto e comente no final desse artigo qual inovação tecnológica voltada ao desenvolvimento do sono você mais curtiu.